sábado, 17 de agosto de 2013

Curry- DIFERENÇA ENTRE CURRY E PÁPRICA

O que é o CurryCURRY: combinação picante e adocicado em seu sabor é preparado de uma forma bastante eclética, misturando mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes (algumas receitas podem ter até 70 ervas diferentes!). O curry em pó é um grande amigo do coração, pois contém antioxidantes que ajudam a reduzir as gorduras presentes nas paredes das artérias, prevenindo doenças cardiovasculares. Além disso, evita inflamações no intestino, afasta a atrite e tem ação antisséptica. Mas é bom não exagerar, e sempre preferir os produtos orgânicos: "Os temperos industrializados não mantêm suas propriedades, pois contêm muito sódio na composição", aponta a nutricionista Juliana Dragone, especialista em Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Apoio a Nutrição Enteral e Parenteral)
................................................................
Temos visto nossas prateleiras se encherem desse condimento amarelo muito usado para arroz e verduras. Popular, mas só em forma de pó! Por isso, quando pensamos Curry, pensamos pó. Pois aqui veremos, o que significa, de verdade!
Curry é uma palavra mundialmente popular, que provém do indiano Kari, que significa molho. Basicamente o curry é um molho muito temperado, proveniente de um composto de ingredientes, que constitui a dieta básica de um grande número de povos orientais. Suas origens são confusas, mas muitos dados apontam a Índia, uma vez que quiseram inventar um jeito de dar mais paladar a carnes e verduras que consideravam insípidas. Foi assim que tiveram a idéia de aproveitar seus hectares de especiarias e começaram a temperar seus pratos com misturas incríveis que popularizaram o país. Cada lar e/ou cozinha mói suas especiarias e as mistura com verduras, leite de coco, yogurt e amêndoas para criar as pastas dignas de cada região.
Não existe uma só receita de curry. São milhares. Depende do país e de seus povos a variedade de ingredientes. A Índia, por exemplo, tem suas variantes, também conhecidas como “Masalas”: Tandoori (pimenta vermelha, cominho e cebola) e Garam (Cominho, funcho e noz moscada), entre outras. A Tailândia, por sua vez, usa ingredientes como a cebolinha, gengibre, cebola roxa e pimentas, e os divide em três tipos segundo seu grau de ardor: amarelo (mais suave), vermelho (intermediário) e verde (mais forte). A Malásia acrescenta folhas de lima e coentro e a África usa farinha de mandioca, frutos e folhas da selva.
Enfim, o mundo do curry é interminável e todos que o comem concordam que não se pode comer o mesmo curry duas vezes, pela variação de ingredientes e pela peculiaridade da mão que o prepara.
OBS: Artigo traduzido do espanhol
O autor desse texto recomenda o seguinte endereço externo
Curry
Misturas de especiarias moídas; pode incluir cardamomo, pimenta, canela, cravo da índia, coentro, cominho, erva doce, feno grego, macis, noz moscada, pimenta vermelha, pimenta do reino, gergelim, açafrão e a cor e o picante do mesmo variam conforme a variedade. É popular na culinária oriental.

Páprica
São pimentões vermelhos secos e moídos; muitas variedades, a superior é a da Hungria; as cores vão do laranja-avermelhado ao vermelho-forte. Sabor e aroma de suave a intenso. Popular na culinária húngara e um dos ingredientes do Strognoff.
-----------------------------------------------------------
O curry é um dos personagens mais antigos da história dos temperos. Segundo os registros disponíveis, a idéia de misturar diversas especiarias e ervas para incrementar o sabor das receitas teve sua origem na Índia. O termo curry é derivado da palavra kira, do tamil, língua falada no sul da Ásia, que significa molho. O tempero também é conhecido como caril, nos países de língua portuguesa.

Esse tempero de sabor peculiar e inconfundível, mescla de picante e adocicado, é preparado de uma forma bastante eclética. Uma alquimia de mais de 20 tipos de especiarias, ervas e sementes. Na Índia, é comum ser preparado diariamente, e até comido puro.

Seus ingredientes variam, mas basicamente é feito com cardamomo, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma. Este último é o responsável pela sua cor amarela característica.

Além deles, outros ingredientes são incluídos, conforme a vontade de quem prepara: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, pimenta-da-jamaica, pimentão, alecrim, gengibre, cravinho.

Existem currys que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para o preparo de inúmeras receitas.

Mas o fato é que, além de ser um tempero multifuncional e que cai bem numa infinidade de receitas, o curry também vem se mostrando um excelente auxiliar para a saúde humana. Nos últimos anos, foi descoberto que o tempero tem capacidade de defender as células do corpo. 
O curry reduz mutações celulares que provocam câncer, evita inflamações no intestino, acaba com doenças que atacam a gengiva e afasta a artrite. Em recentes estudos na Itália e Estados Unidos, pesquisadores encontraram evidências que a cúrcuma presente no curry pode prevenir de Alzheimer. Além de ter ação antiséptica e atuar de forma positiva nos tratamentos da AIDS e câncer.Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, detectaram que o cúrcuma também é capaz de defender o sistema nervoso dos males causados pelo Parkinson. Enquanto pesquisadores da Universidade Rutgers declararam que a utilidade terapêutica do curry é elevada quando o tempero é consumido com verduras como couve-flor e brócolis.

Então, agora que sabemos o imenso poder do curry, vamos a algumas receitas preparadas com esse riquíssimo tempero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário