quarta-feira, 1 de maio de 2013

HORTELÃ

Imagem
HORTELÃ: não é apenas o chá de hortelã que acalma: acrescentar um pouco da erva aos pratos também pode ajudar a combater a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão. "Também é considerado um grande aliado ao combate da dor de cabeça e insônia", complementa Lelington Lobo Franco, presidente da ONG Ever Green Planet Brazil e autor do livro " Temperos e Condimentos". A hortelã também é rica em vitaminas A e C, cálcio, ferro e magnésio, contribuindo para retardar o envelhecimento, aliviar dores de cabeça e cólicas menstruais, ajudando na digestão e no equilíbrio do nível do colesterol


HORTELÃ
SABOR - Forte e ardido
USO - Sabor de pastas de dentes e balas e como fitoterápico
PECÍOLO - Tem
INFLORESCÊNCIA - Flores dispostas em forma de uma espiga larga
FOLHAS - Pontiagudas, compridas e estreitas


Diferenca sobre a menta e hortelã?


Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero - além de outras tantas espécies criadas pelo ser humano -, mas o mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os pezinhos da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares. "A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicamente. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é", afirma Lin Chau Ming, professor de horticultura da Unesp de Botucatu (SP). Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região. Enquanto no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã para designar qualquer uma delas.

MENTA
SABOR - Mais suave
USO - Tempero
PECÍOLO - Não tem
INFLORESCÊNCIA- Formato mais alongado e estreito
FOLHAS - Mais largas
Tomar infusões de hortelã ao longo do dia, mastigar as suas folhas ou inalar óleo de menta promove uma redução do número de calorias ingeridas. Perde peso.
Mas a infusão de hortelã tem outros benefícios: o mentol presente na planta tem propriedades anti-bacterianas e anti-virais, analgésicos e expetorantes que o tornam eficaz em casos de gripes, constipações, tosses e dores de garganta.
Além disso é um poderoso digestivo – como tal é consumido durante e após as refeições em muitos países árabes. Melhora estados de diarreia, cólicas abdominais e menstruais e dores de estômago.
 A hortelã é calmante e tem um poder sedativo, pelo que é uma óptima infusão para tomar antes de dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário