25 alimentos bons para a saúde, comprovados por pesquisas:
A alimentação pode ser a porta de entrada para componentes que previnem doenças variadas, como as cardiovasculares, cânceres, diabetes. Por isso, cientistas do mundo todo não param de pesquisar os benefícios à saúde que cada ingrediente natural pode proporcionar.
Quer saber quais iguarias foram relacionadas a uma vida mais equilibrada? Veja abaixo:
Comer agrião pode parar o crescimento dos tumores malignos de mama, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Southampton, da Inglaterra. A equipe de cientistas verificou que o composto feniletil isotiocianato, que dá à folha o sabor picante, é capaz de bloquear a função da proteína HIF, responsável pelo crescimento de novos vasos sanguíneos que possibilitam o desenvolvimento do câncer.
Apesar de o arroz branco ser o mais consumido pelos ocidentais, é o preto, usado principalmente na Ásia, que traz os maiores benefícios à saúde, de acordo com uma pesquisa americana. Pode combater doenças cardíacas e câncer. Cientistas da Universidade Estadual da Louisiana analisaram amostras de farelo de arroz preto cultivado no Sul dos Estados Unidos e encontraram níveis elevados de antocianina, pigmento antioxidante responsável por sua cor e que protegeria as artérias e impediria danos no DNA
Se você é daqueles que se cansam só de pensar em fazer atividade física, o resultado de uma pesquisa realizada pela Universidade de Exeter e Escola de Medicina Peninsula, na Inglaterra, concluiu que um detalhe simples pode deixar a prática menos fadigante: beber suco de beterraba. O líquido aumenta a resistência e ajuda a se exercitar por até 16% mais tempo.
Uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu que o componente do brócolis chamado sulforafano tem a capacidade de matar células-tronco do câncer de mama (que estimulam o crescimento do tumor) e prevenir que novos tumores surjam.
Aos apreciadores de canela, uma boa notícia. A iguaria pode ajudar a prevenir diabetes e doenças cardíacas, de acordo com uma pesquisa americana do Centro de Ciências da Saúde Aplicada, em Fairlawn. Os participantes que provaram a especiaria registraram um aumento de 13% a 23% de antioxidantes ligados à diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
6 CHÁ-PRETO
7 AMÊNDOAS
8 LATICÍNEOS
Um componente do tempero indiano curry pode tornar a quimioterapia mais eficaz, segundo pesquisadores da Universidade de Leicester, na Inglaterra. A equipe tem utilizado a curcumina, um extrato da raiz do açafrão-da-índia, para orientar células resistentes ao tratamento.
10 CAFÉ
12 VITAMINA D
Uma dieta com fontes de vitamina D combinada à exposição solar (que auxilia o organismo na síntese da vitamina D) pode reduzir o risco de câncer de mama, segundo cientistas do Centro de Investigação em Epidemiologia e Saúde da População, da França. Testes sugerem que a vitamina D possa ter uma série de efeitos anticâncer, como retardar a propagação das células doentes. O levantamento mostrou que cerca de 45% da vitamina D referentes à alimentação das voluntárias vieram de peixes e frutos do mar, 16% de ovos, 11% de produtos lácteos, 10% de óleos e margarinas, e 6% de bolos.
11 CULINÁRIA MEDITERÂNEA
A culinária mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis e compõe seus pratos com grãos integrais, hortaliças, azeite, noz, peixes, frutos do mar. E, de acordo com uma pesquisa financiada pela Segunda Universidade de Nápoles, na Itália, reduz a probabilidade de que pacientes recém-diagnosticados com diabetes tipo 2 precisem de tratamento medicamentoso.
13 SUCO DE TOMATE
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, dois copos de suco de tomate fortalecem os ossos e podem prevenir a osteoporose. O possível responsável pelo benefício é o licopeno, que dá a cor vermelha ao alimento.
14 FRUTAS CÍTRICAS
Pesquisadores canadenses constataram que um flavonoide encontrado em frutas cítricas (como laranja e limão), chamado naringenina, oferece grandes promessas de prevenção da obesidade e da síndrome metabólica (transtorno complexo, caracterizado por um conjunto de fatores de risco cardiovasculares, relacionados com resistência à insulina e obesidade abdominal).
Uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, indica que gengibre pode reduzir dores musculares causadas por atividade física. Deixe a preguiça de lado e se exercite!
16 VEGETAIS
17 LEITE
Uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European Journal of Cancer Prevention, afirma que comer maçã regularmente pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal (cólon e reto). As propriedades de proteção devem estar ligadas ao alto teor de flavonoides, que evitam que moléculas ou radicais livres causem danos ao tecido e podem ainda inibir o aparecimento de câncer e a proliferação celular. O composto é cinco vezes mais prevalente na casca de maçã do que em sua polpa.
19 MELANCIA
A melancia tem alto teor de água e ainda fornece minerais, vitaminas e fibras. E uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, aponta um benefício a mais: pode diminuir a pressão arterial e prevenir que pessoas classificadas como pré-hipertensas se transformem em hipertensas.
20 NOZES
As nozes ganharam um sabor a mais após a descoberta de pesquisadores dos Estados Unidos. Segundo eles, adicionar uma quantia moderada do fruto seco a uma dieta balanceada pode ajudar idosos a melhorar o desempenho em tarefas que requerem habilidades motoras e comportamentais. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Pesquisa de Agricultura do governo americano com o Centro de Pesquisa em Nutrição Humana no Envelhecimento Jean Mayer USDA, da Universidade Tufts, em Boston.
21 ROMÃ
Romã pode ajudar no combate à temida gordura abdominal. De acordo com uma pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, o suco da iguaria tornaria seus apreciadores menos propensos a desenvolver células de gordura na região.
22 VINAGRE
O colesterol bom (HDL) tem efeito protetor sobre a saúde cardiovascular. E, de acordo com uma pesquisa de Minnesota, nos Estados Unidos, uma ou duas colheres diárias de vinagre de maçã podem aumentar seus níveis.
23 MELÃO AMARGO
O resultado de uma pesquisa americana constatou que o extrato de melão amargo pode diminuir o crescimento das células do câncer de mama. O alimento é uma planta medicinal, utilizada no tratamento de diabetes e feridas, por exemplo. Cresce em áreas tropicais na Ásia, na região Amazônica, no leste da África e nas Ilhas do Caribe. É cultivado também no sul de Kyushu, Japão, devido ao clima subtropical.
24 BLUEBERRY
Problemas de memória costumam atrapalhar a vida dos idosos. E, de acordo com uma pesquisa divulgada na publicação Journal of Agricultural and Food Chemistry, da Sociedade Química Americana, o suco de uma planta largamente cultivada em países do Hemisfério Norte, mas pouco conhecida no Brasil, pode ajudar na situação: a blueberry, chamada por aqui de mirtilo.
25 PIMENTA
Antes de pensar em mudar seus modos alimentares consulte o seu médico!!!!
Por: EGS








Nenhum comentário:
Postar um comentário