terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Arroz

Ingredientes
Fundo de legumes
3 cebolas grandes picadas
2 cenouras médias picadas
2 talos pequenos de salsão picados
Pimenta do reino em grão, a gosto
2 galhos de tomilho
2 folhas de louro
5 litros de água

Arroz
1 xícara (chá) de arroz
2 xícaras (chá) de fundo de legumes
2 folhas de louro
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola bem picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Talos de um maço de salsinha pequeno bem picado

Modo de Preparo
caldo - fundo - coloque água numa panela, ponha cebola pedaços grandes e com casca pois dá mais sabor, poe cenoura cortada em pedaços com casca, aproveitamento total, alho poró, ou salsão ou o talo da cenoura e para saborizar ponha tomilho, louro, cravo, pimenta em grão 

deixe cozinhar por 4horas em fogo baixo, pode congelar e vai usando durante a semana

pega um panela sem acender o fogo poe alho e por cima a cebola e um pouco de azeite agora acende o fogo, mexe aí a cebola começa a suar, soltar o liquido. o arroz cresce para os lados e nao para cima, o diametro da panela deve ser largo, panela larga. começou a dourar poe o arroz, o arroz é selado, deixa fritar, mexe o arroz e poe duas folhas de louro, meio k de arroz, arroz nao se lava ele já vem lavado pronto para ser usado.poe pimenta do reino, sal. já colocou todos os insumos mexeu e a partir deste momento não se mexe mais no arroz, cubra o arroz com a água do caldo, um dedo acima do arroz. umas 5 escumadeiras, tampe a panela e ponha em fogo baixo. se mexer libera o amido e o arroz fica papa. se quiser ver se o caldo secou, com uma faca abre no meio e vê, se estiver seco poe mais caldo. lembre-se arroz é um grão e deve ser comido ao dente. o caldo, o fundo, pode estar quente ou frio, quente acelera o cozimento, só isso. calor residual do cozimento depois de desligar o fogo ele continua cozinhando, panela de ferro cozinha uns 40 minutos depois de desligado o fogo . para saber se tem caldo,abre com uma faca no meio da panela. arroz quase cozido poe o talo da salsinha em pedacinhos agrega sabor. se for panela estreita retira o arroz dos lados para ele poder se expandir. parou o cozimento, desligou o fogo agora pode mexer os talos e misturar no arroz, mexer.


NÃO MEXE NO ARROZ



Fundo de legumes: coloque todos os insumos em uma panela grande e deixe em fogo baixo até reduzir pela metade o líquido. Retire de vez em quando a espuma de impurezas que acumula por cima do líquido. Passe em uma peneira fina e use este caldo (fundo de legumes) para fazer o arroz.


Arroz: coloque a cebola e o alho ainda com o azeite frio na panela. Depois que a cebola começar a ficar transparente, coloque o arroz, as folhas de louro, o sal e a pimenta do reino. Frite bem o arroz. Coloque o fundo de legumes e não mexa mais no arroz. Assim que secar o fundo, jogue os talos de salsinha e mexa o arroz com um garfo. Se já tiver atingido o ponto necessário do arroz, retire da panela e coloque num refratário. Se ainda não tiver atingido, deixe a panela tampada ate atingir com o calor residual.

Convidado: chef e professor de gastronomia Deumas Oliveira, programa hoje em dia rede tv

Nenhum comentário:

Postar um comentário