sábado, 20 de setembro de 2014

zatar

Essa mistura é de origem árabe e é tradicionalmente feita com gergelim, tomilho e sumagre que confere acidez. O nome vem de seu principal ingrediente, o zahatar, uma espécie de tomilho que cresce Oriente Médio. Outras especiarias podem ser incluídas na mistura, como o cominho, casca de limão, coentro, anis, etc. de acordo com a região de origem.

Utilização

O zatar é muito usado em pães e com azeite em torradinhas de pão pita.
Também pode temperar carnes, frangos e peixes, em assados, grelhados e ensopados. Como um tempero seco esfregado na carne ou em marinada misturado a um líquido.

Fica ótimo em vegetais diversos e em molhos para saladas. Combina com batatas.


Ingredientes

6 colheres de sopa de orégano desidratada
4 colheres de sopa de tomilho desidratado
1 e 1/2 colher de sopa de sumagre
1 colher de chá de pimenta da jamaica (umas 6 inteiras)
1/4 de xícara de sementes de gergelim tostadas

Modo de preparo

Se você tiver um moedor de especiarias elétrico, moa as ervas com o sumagre e a pimenta-da-jamaica até virarem pó. Junte o gergelim e misture.

Se você não tiver moa as especiarias no liquidificador.

Caso prefira pode amassar as ervas com as mãos, esfregando uma mão na outra, e passá-las por uma peneira e juntar pimenta-da-jamaica em pó, o sumagre e o gergelim.

http://www.aromasesabores.com/2012/04/zaatar-mistura-de-especiarias-arabe.html#ixzz3DsJ5Bo93 
--------------------------------------------------------------

O za’atar é tradicionalmente uma mistura moída de tomilhoorégãomanjeronagergelim torrado, sumagre e sal;  no entanto, nem todos estes ingredientes estão sempre presentes, enquanto que por vezes se adicionam outros, como cominho e coentro
O termo za’atar provém da palavra árabe para a erva usada como principal ingrediente, a manjerona.  Os nomes científicos desta erva incluem Origanum majorana, Origanum syriacum (também conhecida na Bíblia como hissope, orégão-da-síria, ou manjerona selvagem), e Thymus capitatus (tomilho).  Za'atar birri (ou za'atar selvagem) é identificado como Origanum vulgare.  Tanto o orégão como a manjerona são plantas mediterrânicas da família Labiatae, que inclui também a hortelã e a sálvia
A erva za'atar é um condimento popular desde a Arménia a Marrocos e é muitas vezes usada ao pequeno-almoço para aromatizar um queijo feito com iogurte e pão. Também pode ser misturada com azeite para formar uma pasta chamada za'atar-ul-zayt, usada muitas vezes com os bolos de gergelim chamados ka'ak.  Outra maneira de o usar é misturado com massa de pão, o "manaeesh bi zaatar". 

História

O za'atar tem sido usado na culinária árabe desde os tempos medievais. Para os judeus de Israel, o za’atar estece associado às padarias árabes, mas a sua produção comercial tornou-a um “elemento integral da culinária de Israel”. 

Propriedades curativas

No Líbano, existe a crença de que esta mistura é boa para o cérebro e para a resistência do corpo; por essa razão, as crianças são encorajadas a comê-la ao pequeno-almoço, principalmente antes de um exame
Maimónides, um rabbi e médico medieval que viveu no norte de África, prescrevia o za'atar como antisético, cura para parasitas intestinais, para a constipação, a perda deapetite e a flatulência; como pomada, aplicada nas fontes, o za'atar oil reduziria as dores de cabeça.
fonte- http://pt.wikipedia.org/wiki/Za'atar
-------------------------------------------------------------------------
Za'atar é um maravilhosamente picante, erva-forward Oriente mistura de especiarias Oriental.  Acho za'atar um contraponto bem-vindos para a doçura da abóbora assada, um elemento curinga agradável nas grandes sopas saudáveis, ideal polvilhado generosamente sobre ovos de todos os tipos, e apenas o sotaque certo em tudo, de purê de abacate com azeitonas picadas. É uma dessas misturas, que varia de país para país, de família para família, cozinhar para cozinhar, e é simples de preparar. A receita base para a versão que eu faço é uma relação simples de tomilho seco, sumagre, sementes de gergelim torradas e sal marinho.Pré-fabricados za'atar é fácil de encontrar por aí.. Use boas sementes de gergelim, tomilho seco recentemente, com sumac vibrante, eo za'atar você terá terá uma intensidade quase impossível encontrar em misturas pré-embalados.
Za'atar
4 colheres de sopa de folhas de tomilho fresco, despojado de hastes (ou secas equivalente)
2 colheres de chá de sumac chão escassa meia colher de         chá de sal fino, ou a gosto
1 colher de sopa de gergelim torrado
Coloque folhas de tomilho em uma assadeira no forno 300F até secos, apenas 10 minutos mais ou menos. Apenas o tempo suficiente para que eles vão desmoronar entre os dedos comprimidos. Deixe esfriar.
Use um almofariz e pilão para moer o tomilho deixar finamente. Se o tomilho é de todo caule-y ou fibrosa, peneirar para remover as partículas maiores. Transfira para uma tigela pequena e reserve.
Esmague o sumac finamente com o almofariz e pilão, adicione o sal e esmagar com o sumac. Adicione o tomilho de volta, e moer juntos um pouco. Junte o gergelim, o gosto, e ajustar ao seu gosto, talvez com um pouco mais de sal, ou sumac, ou sementes de gergelim. Qualquer za'atar você não pode usar nos próximos dias continua melhor refrigerado (ou no congelador), se você fizer um lote duplo ou triplo.
* Se você está tendo dificuldade em encontrar sumac, verifique a prateleira de temperos em seu mercado local (eu vi isso no Whole Foods), alimentos lojas especializadas e / ou mercados do Oriente Médio.
Tempo de preparação: 5 min- Tempo de cozedura: 10 min
fonte-http://www.101cookbooks.com/archives/zaatar-recipe.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário