sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Noz Moscada



Quando descobri a Noz Moscada me apaixone por essa especiaria poderosa e adoro usar em molhos brancos e risotos, mas ela pode ir muito além disso e ser usada em bebidas e doces. Veja abaixo como comprar e como utilizar a noz moscada.

A Noz Moscada não tem nenhuma relação com a Noz (aquela que comemos no natal), a noz moscada é um tempero com sabor adocicado e com aroma forte, ela é nativa das Ilhas Moluccas e é muito utilizada na índia.


1.   Usar em pratos salgados: queijos, abóbora, sopas, espinafre, massas, guisado, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc.

2.   Usar em pratos doces: tortas, creme de ovos, bolos, pudins, doces de baunilha e etc.

3.   Usar em bebidas: cappuccino, café com leite, milk shake, leite do soja, vinhos.


Como Comprar: Ao ir ao mercado comprar noz moscada, é possível encontrar ela de duas formas diferentes, a versão em pó é a mais comum, mas o aroma e sabor se perdem rapidamente. A outra versão é a noz inteira para ser ralada em um ralador comum ou próprio para noz, consumir ela dessa forma é a melhor opção já que seu sabor e aroma são muito mais intensos e a noz pode durar 1 ano.

Importante: Evite usar mais que duas colheres de sopa, já que noz moscada em grande quantidade pode ser alucinógeno e venenosa, mas em quantidades moderadas não tem problema.



A canela é muito versátil é muito utilizada na culinária indiana e é um dos ingredientes do curry e da garam massala, já na cozinha mediterrânea ele é muito usado em molhos de tomate. Mas aqui no Brasil ele é mais usado no preparo de pães, biscoitos, tortas de frutas, compotas e etc. Além de ser um ótimo aromatizador de licores, e combina muito com café e chocolate quente.

Como Comprar: Ao comprar canela em rama escolha sempre as que estiverem com mais aroma e sua coloração deve ser avermelhada e casca fina. Ao comprar a canela em pó certifique-se de verificar a data de validade e se ela não possui grumos, pois se possuir é sinal de umidade.

Como Armazenar: Guarde a canela em potes de vidro muito bem tampados, e longe da umidade e calor, assim o aroma vai ficar preservado por muito mais tempo. É importante saber que ao usar canela em pó o ideal é retirar a quantidade com uma colher e não com as pontas dos dedos pois além de contaminar com bactérias pode transferir a umidade.

Como usar: Ao usar a canela é melhor evitar o cozimento em excesso, pois ela pode liberar um leve sabor amargo.

Uso Medicinal: É muito usada como problemas respiratórios e digestivos, em forma de chá é ótimo para tosses, gripes, resfriados, dores de estomago e diarreia. Usada em difusores ela evita que o vírus da gripe se espalhe pelo ambiente.



Já vimos que o freezer é um grande amigo, por congelar e preservar alimentos que não vamos ter tempo de consumir, e sabemos também que ervas como manjericão, salsinha, tomilho entre outras podem ser congeladas. Mas olhando em um dos blogs que acompanho encontrei uma solução super bacana para congelar e aromatizar azeites com ervas duras como tomilho, orégano, alecrim, sálvia e etc. Veja abaixo o processo e mão a obra.


1.   Escolha ervas saudáveis e firmes.

2.   Você pode escolher picar ou congelar em pequenos ramos.

3.   Encha as forminhas de gelo com as ervas até a metade.

4.   Uma opção também é fazer um mix de ervas se desejar.

5.   Despeje o azeite ou manteiga derretida sobre as ervas e cubra com um plástico filme.

6.   Quando congelado, retire e coloque em sacos próprios para freezer e não se esqueça de etiquetar tudo direitinho.

7.   Para utilizar basta pegar o cubo que deseja colocar na panela e utilizar, seu azeite vai ter todo o sabor e perfume das ervas.

Obs: Esse método é para ervas que são adicionadas no inicio do preparo, ervas como manjericão, salsa não é aconselhável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário