quarta-feira, 14 de maio de 2014

Pastel de Queijo

Receita de Pastel de Queijo

Ingredientes:

Massa pronta para pastel (fica no refrigerador do supermercado, junto das outras massas frescas. Compre a massa redonda, que já vem cortadinha para você.)
Queijo para rechear (de sua preferência. Eu usei o queijo prato light, porque já estou entrando na frequência da Kate. O queijo minas solta muita água, cuidado para não se queimar na hora de comer!)
Óleo para fritar (o suficiente para cobrir os pastéis)

Modo de preparo:

Repare que a massa para pastel vem com um plástico separando uma da outra.
Retire do montinho quantas quiser usar, mantendo o plástico no lugar.
Corte o queijo em pedaços pequenos. O tamanho é o seguinte: tem que ser grande o suficiente para não virar pastel de vento, mas tem que dar para dobrar a massa ao meio e ainda sobrar uma borda para fechar com o garfo.
Posicione o queijo em um dos lados do círculo e dobre o outro lado por cima dele. Se estiver difícil fechar, é porque foi grande demais.
Olha, não vou ficar explicando detalhes sobre como fechar um pastel com um pedaço de queijo dentro porque você já fez muito trabalhinho na escola anos atrás e já aprendeu a se virar com essas coisas. É só tirar e cortar para diminuir, mudar de posição e finalmente: fechar a massa!
Agora você tem uma “meia lua”, confere? Se não, comece a ler do início, hehe!
Você vai usar um garfo para fechar a borda do pastel, senão ele vai abrir na panela e virar “massa de pastel com queijo, fritos separadamente em óleo quente” (interessante esse nome, gostei).
Com a pontinha do garfo (eu disse “pontinha”!!!), vá amassando a borda de um canto a outro. Não pressione muito para não rasgar, só o suficiente para os dois lados da massa se juntarem. Teste a sua força, tenho certeza que você vai conseguir encontrar o seu jeitinho.
Olhe aqui, se não usar só a pontinha do garfo como eu falei, vai ter um pastel com uma mega borda. Se gostar assim, ok!
Repita com o garfo do outro lado, porque acho que seu pastel vai abrir se não fizer assim. icon smile Pastel de queijo
Prepare quantos pastéis quiser antes de começar a fritura. Ah! Certifique-se de que tirou os plásticos!!
Encha uma panela funda com óleo suficiente para cobrir esse tamanho de pastel que você montou. Aqueça o óleo antes de começar a fritar.
Dica para saber se o óleo já está quente: usando a escumadeira, afunde uma ponta do pastel no óleo (com cuidado para ele não cair e a gordura não voar em você) e veja se vai borbulhar. Se fizer só umas poucas bolhinhas, é porque precisa esquentar mais.
Óleo quente demais é ruim porque queima o seu pastel antes que o queijo derreta! Regule a chama para ajustar a temperatura do óleo, é só ir testando, sem mistérios. Não tem problema queimar uns pastéis nesse processo de aprendizado!
Use uma escumadeira para colocar os pastéis na panela, em vez de arremessar de longe!
Fique de olho no lado que está voltado para o fundo da panela, ele vai ficar dourado antes. Vire-o e, quando os dois lados estiverem douradinhos do jeito que você gosta e retire com a escumadeira.
Leve os pastéis fritos para um recipiente que resista a altas temperaturas (um prato de porcelana ourefratário, por exemplo), forrado com pelo menos duas camadas de papel toalha (se seu papel toalha for muito bom, forre com uma camada só). Os pastéis vão escorrer ali enquanto você termina de fritar o restante.
Atenção: óleo quente é um perigo! Segure firme na escumadeira e cuidado para não jogar óleo para fora da panela.
Não invente de colocar vários pastéis no óleo de uma só vez, eles vão acabar queimando. É que fica complicado tirar mais de um por vez e os que ficam esperando acabam ficando meio carbonizados. Comece fazendo um por um, até você pegar o jeito.
Você pode rechear com o que quiser, não precisa ser só o queijo. Pra você ter uma idéia, até pastel de feijão é bom! (Comi no Bar do Mineiro, em Santa Teresa)
http://socorronacozinha.com.br/receita-pastel-queijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário