quinta-feira, 4 de junho de 2015

Carne vermelha - Tempero

Temperando carnes vermelhas
A carne vermelha é bem versátil em relação a temperos, você pode usar de tudo, dependendo do sabor que quer dar a carne e do tipo de prato que vai fazer (assado, grelhado, cozido). Podendo seguir esta regra:

No geral: sal, pimenta-do-reino, e algum liquido ácido (limão ou vinagre carnes3ou vinho tinto seco ou vinho branco seco). Usar, se quiser, uma colher de temperos prontos e para dar um toque picante, utilizar pimenta dedo-de-moça, pimenta calabresa, curry, párica picante, gengibre.

Para carnes de panela, carnes cozidas, deixe sempre marinando de um dia para outro, numa mistura de alho amassado, sal, pimenta-do-reino, cheiro verde, e vinho ou vinagre. Variando os tempros adicionais, como pimentas, temperos prontos, louro…


Em carnes para churrasco, principalmente picanha, não temperar, somente o sal grosso dá o sabor necessário. Ou, para dar um toque, uma boa pasta de alho, depois de assado.

Carnes assadas: também ficam na marinada, e acrescente sempre algum tipo de erva do seu gosto.

Para bifes, sal, pimeta-doreino, alho e limão está ótimo, ou um bom tempero pronto.

Temperar carne vai muito do seu gosto, use e abuse das ervas e pimentas…

Há quem não goste de usar alecrim em carnes vermelhas, somente em carnes de carneiro.

No caso de carnes fortes, como a de carneiro, é muito saboroso a utilização de hortelã, se não for como tempero, fica melhor num molho para servir acompanhando a carne.

Segue uma matéria sobre temperos para carne, retirado do SIC (Serviço de Informação da Carne):

TEMPEROS
Além dos tradicionais e versáteis sal, alho, cebola, cebolinha, vinagre e pimenta, tradicionalmente utilizados em nossa culinária, existem vários outros temperos que combinam com a carne bovina e acentuam seu sabor. Use a sua criatividade.

Carne assada Alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri (mistura de temperos usada na Argentina e no Uruguai), cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó, tomilho.
Carne grelhada    -   Alecrim, chimichurri, coentro, pimenta calabresa.
Carne cozida ou ensopada - Cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, tomilho, zimbro.
Carne de panela - Cominho, curry, gengibre fresco ralado, tomilho.
Carnes fritas - Noz-moscada, salsa.

Molhos para carne - Cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica picante ou doce, pimenta calabresa.
Picadinho de carne Colorífico, hortelã, pimenta calabresa, salsa.
Carne moída Hortelã, manjericão, manjerona, menta, molho shoyu, pimenta calabresa.
Hambúrguer Alcaparras, cominho, macis, menta, mostarda, pimenta calabresa, segurelha.
Recheios de carne Alcaparras, manjericão, pimenta calabresa, pimenta-do-reino, segurelha.
Goulash - Cominho ralado, páprica doce ou picante.

Vitelo Os temperos que mais combinam com a carne de vitelo são as ervas frescas ou açafrão, casca de limão ralada, cravo, louro, mostarda, páprica, noz-moscada, salsinha, sálvia e tomilho. Evite usar pimenta, pois ela deixa a carne amarga. Para um sabor mais acentuado, experimente limão e alcaparras, vinagre, tomate, azeitonas, laranja ou vinhos de sabor forte como Madeira ou Marsala.

Marinar      Marinar é o processo de amaciar e acentuar o sabor da carne por meio da sua imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc.) com temperos e ervas. Alguns dos temperos podem ser: alho, coentro, dill, louro, salsa e tomilho.

Sempre que utilizar um líquido ácido para marinar carnes, prefira recipientes não-metálicos, como vidro ou cerâmica. Recipientes de alumínio reagem com o ácido e podem deixar um sabor metálico na carne, porém o aço inoxidável é adequado, pois esse metal não é reagente.

Se você deixar a carne marinando por até meia hora, pode deixá-la em temperatura ambiente. Se for deixá-la marinando por mais tempo, mantenha-a dentro da geladeira num vasilhame com tampa.

Amaciar a carne: dica
Para amaciar a carne é simples: bata com um martelo culinário em todas as suas extremidades e dos dois lados. No entanto, esse procedimento não é recomendado em carnes de primeira. Elas já têm a maciez necessária e seguindo a receita corretamente não há preocupação.

Outro fator que influencia é o tempo em que a carne repousa. O ideal para receitas simples é deixar a carne pegando tempero durante 30 minutos. Para pratos mais elaborados que exijam um corte de carne maior o indicado é marinar durante 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário