quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Alimentos para limpar o fígado

O fígado pode ser considerado como o laboratório químico do corpo, onde é processado todos os nutrientes que ingerimos de modo a remover as toxinas que podem prejudicar a nossa saúde.
Essas toxinas se acumulam gradualmente no corpo, para evitar que isso aconteça e manter o fígado em perfeitas condições, existem alguns alimentos que vão ajudar a eliminar essas toxinas naturalmente e, portanto, deixar nosso corpo mais depurado e limpo.
Alimentos para limpar o fígado

- Alcachofra: Suas propriedades de limpeza são bem conhecidas, e no fígado não poderia ser uma exceção. Portanto, não hesite em incluí-lo em sua dieta regular.
- Alho: Estimula a produção de enzimas para a limpeza do fígado. Dentre seus componentes, podemos encontrar selênio e alicina, que protegem o fígado de danos tóxicos que podem resultar dos produtos químicos que ingerimos.
- Cúrcuma: Ela não apenas protege o nosso fígado, mas pode até mesmo regenerar células danificadas deste órgão. Além disso, aumenta a produção de bílis, contribuindo, assim, para a purificação do nosso corpo.
- Chá Verde: Ele contém catequinas, antioxidantes vegetais que ajudam a prevenir o acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática) e previne o acúmulo de toxinas no mesmo.

- Abacate: Também previne o acúmulo de toxinas e aumenta o poder purificador do fígado. De acordo com especialistas, comer um ou dois abacates por semana durante um mês pode ajudar a reparar o fígado. http://dicassobresaude.com/alimentos-que-ajudam-a-limpar-o-figado/ 
------------------------------------------------------------------

Gordura no fígado: Um sério risco para a saúde. Saiba como combater

Para que possamos falar sobre gordura no fígado (esteatose hepática)  e seus possíveis tratamentos, é preciso que antes se entenda as funções que este órgão assume no nosso corpo. Em nosso organismo não existe aquilo de um órgão ser mais importante do que outro, todos eles trabalham em conjunto para um bom funcionamento do nosso sistema, e se um está com “defeito”, ou prejudicado de alguma maneira logo, os outros serão sobrecarregados e isso irá gerar uma decadência, de forma lenta, mas geral.
O fígado é o órgão do corpo humano responsável pela nossa desintoxicação, quando consumimos medicamentos, drogas ou “comidas pesadas” é ele que atua para eliminar estas substâncias do nosso corpo. Ele também metaboliza o colesterol presente no nosso sistema e é produtor da bile responsável por digerir os alimentos no estômago.

Depois de esclarecidas as funções deste órgão tão importante, podemos então falar sobre o acúmulo de gorduras no fígado. O principal vilão e causador deste mal é a má alimentação, ingestão de alimentos ricos em gorduras e muitas vezes nada saudáveis que acabam por comprometer o bom funcionamento do nosso fígado e sobrecarregá-lo com uma taxa maior de gordura do que o mesmo pode realmente suportar.

Contudo, outros fatores também causam esse acúmulo de gordura como o consumo indiscriminado de álcool, doenças como a hepatite, diabetes e a obesidade que é crucial neste ponto. Quanto mais gordura um indivíduo possuir consequentemente mais problemas de saúde ele terá, e estes problemas afetam diretamente o fígado.

Os sintomas de pacientes com esse mal são: tontura, enjoos seguidos de vômitos, dores de cabeça constantes, inchaço na região abdominal, falta de apetite, dores abdominais do lado direito do corpo, além do mais notável que é a pigmentação amarelada da pele e olhos.

Chás poderosos contra gordura no fígado
Vejamos alguns tratamentos naturais à base de chás para este mal que atinge um grande percentual da população atualmente….

Solução de Cebola
Cozinhe 4 cebolas numa porção de 1 litro de água e tome pequenas doses ao longo do dia durante o período de um mês.

Vagens de Pau-Ferro
Para o preparo da infusão é preciso amassar 3 vagens deixando-as de molho em 1 litro de água por um período de 3 dias. Recomenda-se o seu consumo por duas vezes ao dia.

Chá de Chapéu de Couro
Para o preparo do chá, basta ferver 20 gramas da planta para cada litro de água. É indicado o consumo do mesmo 3 vezes ao dia.

Chá de Carqueja
Tome 3 xícaras do chá diariamente para combater os problemas no fígado.

Chá de Alface
Recomenda-se o consumo de até 3 xícaras do chá diariamente para ajudar no combate ao acúmulo e gorduras no fígado. Para fazer o chá basta separar 80 gramas de alface para cada litro de água e levar ao fogo até que atinja a fervura.
Alimentação balanceada

É quase impossível falar em tratamentos para uma saúde estável e não falar numa alimentação balanceada. Como já vimos, a má alimentação e o consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras afeta diretamente o fígado e é um dos principais vilões do acúmulo de gorduras no mesmo, logo é indispensável criar a consciência de que uma boa alimentação é essencial para tratar deste mal. Aderir ao consumo de maçã é uma boa dica, já que a fruta possui propriedades que desintoxicam e assim promove a purificação do órgão.

Prática de exercícios físicos
Como o próprio nome já dá a dica, quem possui acúmulo de gordura precisa de um contrapeso essencial que é a prática de exercícios físicos para que estas gorduras indesejáveis sejam eliminadas do nosso organismo. É importante ressaltar que a consulta a um médico especialista é sempre indicada. Fonte: chabeneficios.com.br

SUCO PARA DESINTOXICAR O FÍGADO

1 maçã
2 folhas de couve
1 colher de sopa de semente de girassol
suco de 1 limão
6 folhas de hortelã pimenta

PREPARO:

Bata tudo no liquidificador e tome de manhã em jejum. Aguarde de 15 a 20 minutos, para comer alguma coisa. Esse suco deve ser tomado diariamente. É mais importante tomá-lo sem coar, por causa das fibras que irão beneficiar o trânsito intestinal. Fiz esse suco e tomei. O gosto não é muito bom, mas o importante é que beneficia nosso fígado e é ótimo para a nossa saúde. 


14 Alimentos Benéficos para o Fígado!

Alho
Apenas uma pequena quantidade de alho, tem a capacidade de ativar as enzimas do fígado que ajudam seu corpo a eliminar as toxinas. O alho também tem altas quantidades de alicina e selênio, dois compostos naturais que ajudam na limpeza do fígado.

Laranja

Rica em vitamina C e antioxidantes, a laranja aumenta os processos naturais de limpeza do fígado. Um copo pequeno de suco de laranja recém-espremido aumenta a produção das enzimas hepáticas de desintoxicação que ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas e outras toxinas.


Beterraba e Cenoura

Ambos são ótimos alimentos benéficos para o fígado e extremamente ricas em flavonoides e planta-betacaroteno, comer beterraba e cenoura podem ajudar a estimular e melhorar a função hepática em geral.


Chá Verde

Esta bebida é cheio de antioxidantes vegetais conhecidos como catequina. Catequina é um composto conhecido para auxiliar a função hepática. O chá verde não é apenas delicioso, é também uma ótima maneira de melhorar sua dieta em geral. Saiba mais sobre os benefícios para o fígado com chá verde.


Abacate

O abacate é denso em nutrientes que ajudam o corpo a produzir a glutationa, um composto que é necessário para o fígado purificar toxinas prejudiciais.

Maçã

Rica em pectina, maçãs segurar os componentes químicos necessários para o corpo para limpar e libertar toxinas a partir do trato digestivo. Isto, por sua vez, faz com que seja mais fácil para o fígado para tratar a carga tóxica durante o processo de limpeza da gordura no fígado.


Azeite de oliva
Prensado a frio, os óleos orgânicos, como o azeite de oliva, sementes de cânhamo e linho, são benéficos para o fígado, quando usado com moderação. Azeita de oliva ajuda o organismo, fornecendo uma base de lipídios que podem sugar toxinas nocivas no organismo. Deste modo, leva poucas toxinas no fígado, em termos de sobrecarga tóxica que muitos de nós sofremos.


Grãos e Cereais integrais
Grãos, como arroz integral, são ricos em vitaminas do complexo B, que são nutrientes conhecidos para melhorar a metabolização de gordura total, função hepática e descongestionando da gordura no fígado. Se possível, não coma alimentos com farinha branca, opte sempre pela farinha de trigo integral.


Vegetais crucíferos

Brócolis e couve-flor são dois alimentos benéficos para o fígado que vão aumentar a quantidade de glucosinolatos em seu sistema, incluindo a produção de enzimas no fígado.


Estas enzimas naturais ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas, e outras toxinas, fora de nosso corpo que pode reduzir significativamente os riscos associados com o câncer.

Limão

Esta fruta cítrica contêm quantidades muito elevadas de vitamina C, o que ajuda o organismo na síntese de materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas pela água. Beber um suco de limão pela manhã ajuda a estimular ofígado.

Nozes

Segurando quantidades elevadas do aminoácido arginina, nozes auxilia o fígadona desintoxicação de amoníaco. Nozes também são ricas em glutationa e ômega-3 os ácidos gordos, que apoiam ações de limpeza hepática normais. Certifique-se de mastigar as nozes bem até que estejam em liquefeito antes de engolir, assim facilita a absorção dos nutrientes no fígado.

Repolho

Bem como brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a estimular a ativação de duas enzimas do fígado cruciais desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas. Tente comer mais salada de repolho, sopa de repolho e couve para manter seu fígado saudável.


Cúrcuma

Cúrcuma auxilia na desintoxicação do fígado, ajudando as enzimas. Cúrcuma é tempero favorito do fígado. Tente adicionar um pouco desse tempero maravilhoso de desintoxicação, use cúrcuma em seu próximo ensopado ou prato vegetariano por um fígado mais saudável.
Vegetais de folhas verdes
Um dos nossos aliados mais poderosos de limpar o fígado, folhas verdes podem ser comidos crus, cozidos ou sumo. Extremamente alta em clorofilas vegetais, verduras sugar toxinas ambientais do fluxo de sangue. Com sua capacidade distinta de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem limpeza é proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado. Tente incorporar folhas verdes tais como abóbora amarga, rúcula, folhas de dente de leão, espinafre, mostarda, chicória e em sua dieta. Isso ajudará a aumentar a criação e o fluxo de bile, substância que remove resíduos de órgãos e de sangue. Fonte: 
http://vitamaissaude.blogspot.com.br/2014/08/gordura-no-figado-como-combater.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário