quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Aves

Aves
Asse as aves inteiras. A melhor maneira de cozinhar frango, peru e outras aves de caça é assá-los inteiros. Isso exige menos preparação e gera os melhores resultados. É a melhor maneira de preparar um frango suculento e saboroso no forno.
Você normalmente pode comprar frangos para assar com 1,5 a 2,5 kg no supermercado, perfeitos para um jantar. Não é preciso desmontá-los antes de assar.
Prepare a ave com salmoura ou marinada. As aves podem ser temperadas de forma simples e assadas no forno sem fazer muita bagunça, mas tirar algum tempo para mariná-las pode fazer a diferença e deixar o prato delicioso. Deixar a ave em uma marinada simples por algumas horas antes de colocá-la no forno ou de um dia para o outro, se quiser mais sabor, é uma ótima maneira de melhorar o sabor da carne.
Antes de marinar, faça pequenos cortes em linha reta com uma faca pequena de cozinha no peito, coxas e em volta de todo o frango. Use a ponta e corte fundo, até chegar ao osso. Isso vai ajudar a marinada a penetrar e não ficar apenas na superfície.
O método francês simples de assar um frango é usar dois limões inteiros, uma cabeça inteira de alho e um pouco de tomilho fresco, sal e pimenta. Esprema os limões em uma tigela e corte a cabeça de alho ao meio. Tempere com as ervas (sálvia, alecrim ou outras ervas verdes saborosas também funcionam bem) e coloque o frango, com o peito para baixo nesse líquido por várias horas. Leve à geladeira. Antes de assar o frango, preencha o interior com os limões, o alho e as ervas.
Salgar aves envolve deixar a carne de molho em uma mistura de água morna, açúcar e sal durante a noite para que ela absorva a mistura e o sabor. Seque bem frango ou peru salgados antes de assar.
Tempere a parte de dentro e de fora. Mesmo que você tenha marinado a ave, é uma boa ideia temperá-la generosamente com sal e pimenta, por dentro e por fora. Isso ajuda a temperar todos os cantos e deixar a carne mais saborosa enquanto cozinha. O sabor salgado penetrará na carne quando ela liberar sua umidade.
Amarre as coxas. Antes de colocar a ave no forno, prenda as pernas juntas usando barbante de cozinha. Isso ajuda a cozinhar o frango uniformemente e garante que o recheio permaneça no interior da ave. Se as coxas ficarem soltas, a ave vai cozinhar mais rápido e ficará muito seca. Quando elas são mantidas próximas do resto da ave, o cozimento é mais uniforme.
Amarre um frango com um pequeno pedaço de barbante. Faça um nó simples e pronto.
Asse aves na assadeira. Como acontece com a carne bovina, as aves geralmente ficam mais gostosas assadas em uma cama de legumes da estação, como cebolas e cenouras. Corte os legumes de sua preferência em pedaços grandes e forre o fundo da assadeira. Coloque o frango em cima dessa camada.
Evite sacos para assar. Um truque comum em supermercados são os sacos plásticos para assar, que supostamente aceleram o tempo de cozimento, transformando fornos convencionais em super-aquecedores parecidos com microondas. Mas o frango preparado nesses sacos fica encharcado e perde grande parte do benefício de ser assado no forno. Espere o tempo necessário para fazer bem feito.
Comece a assar aves a 220°C. A temperatura inicial deve ser mais alta e depois ser reduzida para cerca de 175°C para continuar a cozinhar cerca de 20 minutos para cada meio quilo, mais um adicional de 15 minutos. O tempo de cozimento em forno de convecção é um pouco menor. Peru, em especial se for muito grande, pode precisar de um tempo um pouco maior de cozimento.
Você pode molhar as aves com o líquido liberado se quiser, mas não é super necessário. Deixe a carne descansar de forma adequada e não cozinhar demais são as melhores formas de garantir um assado suculento.
Se você estiver usando um termômetro de carne, verifique a coxa e o peito para ter certeza de que a ave está cozida. A coxa deve estar com 82°C e o peito com certa de 72°C.

Verifique se o líquido liberado é transparente. A maneira mais fácil de verificar o cozimento do frango é fincar uma faca na articulação entre a perna e a parte inferior do peito. O líquido deve ser transparente. Se estiver rosado e turvo, ele precisa ser assado por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário