sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CHÁS

Chás: Hortelã
Camomila
 De sabor peculiar e bastante agradável, a hortelã (Menta Piperita) é ingrediente comum em diversas receitas culinárias. Aliás, eu uso bastante…

A nutricionista do Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM) Aurea Regina Marins Astulla explica: “Essa erva é recomendada como expectorante, antimicrobiana, antifúngica, antiviral, antialérgica, antioxidante, no tratamento de dores e inflamações dentárias, dores reumáticas, nevralgias e nos casos de amebíase e giardíase”.

No dia a dia, o chá de hortelã ajuda a reduzir cólicas intestinais, retenção de líquidos, gases e problemas estomacais, pois exerce ação tônica e estimulante no aparelho digestivo. Tem também poder analgésico, aliviando dores de cabeça, tosse, dor de garganta e até sinusite. É recomendada no caso de insônia, pois é relaxante do sistema nervoso, e aumenta as atividades cerebrais, favorecendo a memória e a concentração.

O chá de hortelã é mais conhecido pelo combate ao mau hálito, amenizar sintomas de gripe e resfriados e para facilitar a expectoração de catarro.

A hortelã é fácil de encontrar: supermercados, feiras livres, lojas especializadas em produtos naturais, algumas floriculturas. Você pode também plantar em um vaso pequeno, ou no jardim. A hortelã gosta de humidade constante, um pouco de sol pela manhã e deve regá-la pelo menos a cada dois dias.

Contraindicações: gestantes, mulheres em fase de amamentação, crianças pequenas (menos de 6 anos). Pessoas com sudorese excessiva e enxaqueca crônica também não devem consumir hortelã.

 


Dando continuidade ao post sobre dicas de chás, hoje vou falar do chá de camomila.

A camomila (Matricaria Chamomilla) é uma erva famosa pelo seu poder sedativo e aroma intenso. Seu chá é eficiente em situações de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomado durante o dia, auxilia na prática das atividades sem o estresse rotineiro.

Essa erva também ajuda a resolver problemas no sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto na prisão de ventre quanto na diarréia, pois regula o intestino.

São usadas as folhas e flores secas da planta. Indicada também para combater cólicas mentruaism a camomila alivia as dores porque é anti-inflamatória e analgésica.

Uma pesquisa da Universidade de Toyama, no Japão, divulgada no Journal of Agricultural and Food Chemistry, mostra que o chá de camomila pode prevenir complicações do diabetes tipo 2, como cegueira e lesões dos nervos e nos rins.

Pode ser consumido diariamente, mas a quantidade não deve ultrapassar 5 xícaras (chá) por dia.

Além dos benefícios já citados acima, o chá de camomila pode ser usado externamente, favorecendo a beleza. Trata problemas de pele, olheiras, acne, etc., pois alivia as irritações e possui ação antisséptica.

Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas de chá de camomila bem gelado.

Podem ser usados saquinhos de chás industrializados ou a erva seca. Neste caso, prepare o chá normalmente (½ litro de água para cada 4 colheres (sopa) de camomila).

Gelado, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e, por isso, é benéfico para a pele irritada e pode ser usado após depilação, evitando infecção nos poros. Em pequenas regiões como buço e virilha, aplique o saquinho do chá gelado e deixe por alguns minutos. Em regiões maiores, como as pernas, prepare ½ litro de chá e leve para gelas, conservando na geladeira por no máximo 2 dias. Molhe um pano limpo e aplique sobre a área afetada durante 10 minutos.

A camomila pode causar náusea e dermatite de contato em pessoas sensíveis. Se consumida acima das quantidades recomendadas, pode ser tóxica.



Dicas: Chás
 


Muitas ervas são usadas como medicamentos naturais já faz muito tempo. Hortelã, camomila, erva-doce, e muitas outras plantas nos fornecem chás deliciosos.

Modo de preparo dos chás

Infusão – Consistem em colocar as ervas dentro de um recipiente, despejar água fervente por cima e deixar abafado por alguns minutos. O tempo de repouso varia de acordo com a receita do chá. Para finalizar, basta coar.

Decocção – As ervas são fervidas junto com a água e o tempo de fervura varia com a receita e as partes das plantas utilizadas. Para aproveitar melhor os nutrientes, pique as raízes e os talos antes de levá-los ao fogo.

Escolha o recipiente certo:

Prefira usar vasilhas ou panelas de vidro, barro ou esmaltadas. Em contato com o calor, as panelas de alumínio tendem a liberar substâncias capazes de modificar o sabor (e a propriedade medicinal do chá, se for o caso).

Para armazenar a bebida, use potes de vidro, barro ou louça, mas o ideal é não guardar os chás por muito tempo (no máximo um dia), para que eles não percam os nutrientes.





OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Muitas famílias ainda têm o hábito de preparar o chá da tarde. É uma ótima opção para organizar um encontro entre amigas.

Para montar uma mesa para o chá da tarde, prepare alguns sanduíches de pão de forma com recheios delicados como patê, peito de peru, queijos e pasta de ricota. Coloque também na mesa uma cesta com pães pequenos do tipo croissant ou pão doce, manteiga, geléias, mel, bolos do tipo inglês e algumas tortas que podem ser de frutas, como maçã.

O chá deve ser servido em bules apropriados, uma pequena leiteira deve ser colocada na mesa com leite quente, um recipiente com limão fatiado, açucareiro e adoçantes.

Xícaras de chá são indispensáveis, assim como pratinhos, garfos, facas e colheres de sobremesa.

- See more at: http://www.dicasereceitas.com/categoria/cha-da-tarde/#sthash.t8aHIPDr.dpuf

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário