sábado, 17 de agosto de 2013

LOURO

 LOURO: um de seus maiores benefícios é sua propriedade digestiva. Além de facilitar a digestão, estimula o apetite e ainda elimina os gases do tubo digestivo. O louro também tem propriedades antirreumáticas e anti-inflamatórias. "Além disso, as folhas de louro têm efeitos diuréticos, adstringentes e propriedades estimulantes do apetite", aponta o engenheiro agrônomo Marcelo Rigotti, pesquisador de etnobotânica e fitoquímica da UNESP. 
Laurus nobilis - nome científico do Louro
Diz-se que o louro é a mais nobre das árvores.
Podemos também dizer que é a mais orgulhosa, tanto que uma folha de louro significa
"só mudo com a morte".

É o símbolo da vitória, da glória e da paz, das trevas e da poesia.







Plantar pés de louro na porta de entrada da casa significa "louvar"... agradecer...

A planta custa muito a crescer, mas chega a viver dezenas de anos.
Na Europa é comum podar os louros em diversas formas e alturas.
A reprodução é feita em geral por estaquia e leva de seis a nove meses para criar raízes.
O melhor mesmo é comprar um pezinho no jardineiro e cuidar com carinho durante alguns anos. Felizmente, depois que cresce, a planta é tão forte e resistente que a morte de um loureiro chega a ser considerada um símbolo de mau agouro.

É um bom companheiro de quase todas as ervas de meia sombra que crescem viçosas a seus pés, exceto quando a árvore fica muito velha e cheia de raízes enormes e ressequidas.

Na mitologia grega o louro representa a virgem Daphne transformada por seu pai numa árvore de folhas brilhantes para escapar das perseguições amorosas de Apolo, que desde então passou a usar uma coroa de louros sobre seus cabelos.


A partir daí este uso tornou-se um símbolo de vitória, e a coroa foi usada por reis, conquistadores, príncipes e poetas.
Nos Jogos Olímpicos de 776 a.C. os esportistas vencedores receberam as coroas verdes da glória que continuam significando honra e poder.

Na medicina, Galeno ensinava que os frutos negros curavam mais do que as folhas e as cascas, mas a planta toda tem qualidades curativas, inclusive seu óleo essencial, que é usado para
aliviar todos os tipos de reumatismos.

Internamente é usada nas bronquites crônicas, nas gripes e nos problemas digestivos.

Na culinária, especialmente na francesa, é um tempero importantíssimo, e quase poderíamos dizer, para afagar mais uma vez o ego da planta, que a cozinha francesa assenta suas bases sobre folhas de louro.
É um dos componentes do bouquet garni e é o seu "sabor helênico" que une o aroma das outras ervas de maneira perfeita.

No aspecto mágico o louro é um campeão absoluto

Cercas vivas feitas de louro trazem proteção e acabam com o perigo das tempestades, dos trovões e dos relâmpagos.
Culpeper dizia que um homem perto de um loureiro não precisaria temer as "feiticeiras".

Para combater a insônia nada melhor do que algumas folhas de louro dentro do travesseiro, já usado pelo imperador Tibério nos primeiros anos de nossa era.

odo o conteúdo desta postagem foi extraído do Livro "As ervas do sítio" - história, magia, saúde, culinária e cosmética - de autoria de Rosy L. Bornhausen, gentilmente cedido para mim pela
querida  Ruth Carneiro Bauer.
Obrigada pela confiança...

fonte-http://claudiaroma.blogspot.com.br/2011/04/louro.html
 -----------------------------------------------------------------------------------------
  
 Por: Rose Aielo Blanco*

“Alto, bonito e majestoso, Apolo - o deus da música e da poesia - se fazia notar principalmente por suas mechas negras, com reflexos azulados, “como as pétalas do pensamento”. Muitos foram os seus amores com ninfas, como Dafne - a ninfa náide filha do deus-rio Peneu, na Tessália. Esse amor lhe fora instilado por Eros - filho de Afrodite -, de quem o deus gracejava. É que Apolo, julgando que o arco e a flecha eram atributos seus, certamente considerava que as flechas de Eros não passavam de brincadeira. Acontece que o filho de Afrodite possuía tanto a flecha que inspira amor, como a que provoca aversão. Para se vingar de Apolo, Eros feriu-lhe o coração com a flecha do amor e a Dafne com a da repulsa e indiferença. Foi assim que, apesar da beleza de Apolo, a ninfa não lhe correspondeu aos desejos e fugiu para as montanhas. O deus a perseguiu e, quando viu que ia ser alcançada por ele, pediu a seu pai, Peneu, que a transformasse. O deus-rio atendeu-lhe as súplicas e transformou-a em um loureiro, em grego “dáphne”, 
a árvore predileta de Apolo.
A origem mitológica e outros atributos do loureiro podem justificar seu nome científico: Laurus nobilis L.,  também chamado loureiro-dos-poetas ou loureiro-de-apolo. É que desde os tempos em que se adornavam os vencedores das olimpíadas gregas com uma coroa de louro, até hoje, a planta é usada como prêmio por uma ação nobre ou ilustre.

Na Idade Média, era empregado como proteção contra  demônios e bruxas e, também, na proteção das casas contra os raios das tempestades.

No Brasil, o louro é considerado uma “planta da sorte” - dizem que numa casa onde há um loureiro plantado, sempre haverá fartura. Outra tradição sugere que a planta deve ser cultivada com todo o cuidado, pois quando um loureiro morre é sinal que algum desastre vai acontecer. E mais: o louro é tido um ótimo purificador de ambiente: costuma-se queimar suas folhas secas como incenso para eliminar tanto odores desagradáveis como energias negativas.
Planta da família das Lauráceas, suas folhas aromáticas são muito utilizadas como tempero na culinária e apresentam propriedades anti-sépticas, estimulantes e sedativas. Como tônico-estomacal, é usado para combater as fermentações anormais do estômago e intestino. Na França, é muito usado na forma de óleo contra o reumatismo. Na medicina veterinária, as folhas e os frutos do louro representam um importante recurso, pois fornecem um óleo parasiticida. Industrialmente, a manteiga ou óleo de louro são usados na fabricação de sabões, velas e em perfumaria.

O loureiro é uma planta originária da Ásia Menor que pode viver até 70 anos. As folhas, onde se concentra a essência da planta, são duras, simples, lisas, de coloração verde-escuro e brilhante na parte superior e verde-pálido e opaco na inferior. As flores pequenas e amareladas, dispostas na axilas das folhas, acrescentam à planta uma cor entre o dourado e o castanho-claro. Dizem que foi justamente esta tonalidade que inspirou a denominação dos cabelos louros.

As flores dão origem a frutos em forma de pequenas bagas ovais, que de verdes passam a preto, contendo uma só semente. 
É muito importante reconhecer as folhas do verdadeiro Laurus nobilis L., que não devem ser confundidas com as do loureiro-rosa nem com as do loureiro-cerejeira (Prunus laurocerasus) que são venenosas.

Cultivo e tratos 
Arbusto de 2 a 5 metros, o loureiro não é uma planta muito resistente, nem muito tolerante. Precisa de clima ameno, suporta ventos fortes, calor excessivo e geadas, entretanto, é muito exigente quanto à luminosidade: é necessária boa dose de luz solar. O solo indicado para o plantio deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.

A multiplicação do loureiro por meio de sementes é o método mais demorado e difícil. A propagação por meio do transplante de mudas que crescem ao pé do tronco e por estacas são mais simples e rápidas. No caso das estacas, estas devem ser retiradas dos ramos, com 25 cm de comprimento, sem cortar nenhuma folha e plantadas na mesma terra da planta-mãe (ou num solo fértil e úmido), até que tenham enraizado e possam ser transferidas para o local definitivo. O uso de um pó de hormônio enraizador pode acelerar o processo.

Com a forma arbustiva, o louro pode ser plantado num quintal pequeno ou até em vasos, desde que sejam feitos reenvasamentos sucessivos, de acordo com o seu desenvolvimento, em recipientes cada vez maiores. Apesar de ser uma planta de clima temperado, o louro pode ser cultivado nas regiões tropicais , suportando bem temperaturas elevadas, porém, nessas condições, apresenta um crescimento muito pequeno, sendo raríssimas as ocasiões em que floresce e dá frutos.
Usos
As folhas do louro apresentam propriedades estimulantes e antisépticas. A infusão das folhas, feita de preferência sem os pecíolos, é muito conhecida no Brasil e usada para facilitar a digestão. O óleo extraído das bagas do loureiro, denominado em alguns locais de  “manteiga de loureiro”, é aplicado para aliviar dores nas articulações. Na medicina veterinária, o óleo é aplicado sobre o pelo dos animais para protegê-los das moscas.

Por seus poderes anti-sépticos, o chá de louro também é indicado como um bom escalda-pés para eliminar odores. Há quem indique o louro para curar a insônia: é só colocar algumas folhas no meio do recheio do travesseiro.

Nas cozinhas antigas, costumava-se colocar folhas de louro dentro dos potes de farinha para afastar os insetos. Mas a larga utilização na culinária, segundo os especialistas, se deve à sua capacidade de estimular as papilas gustativas.

Ingrediente que acrescenta perfume e sabor ao feijão, sopas e cozidos, o louro é, também, uma das ervas utilizadas no famoso “Bouquet Garni”.
Dica: O “Bouquet Garni”é feito assim: coloca-se ervas frescas e picadas numa gaze ou tecido fino (louro, tomilho, salsa, alecrim, cerefólio, estragão e manjericão são as mais usadas), e amarra-se formando uma trouxinha que é usada para aromatizar molhos, caldos e ensopados.
Curiosidades
Na mitologia grega encontramos referências à realização das Tesmofórias – uma festa dedicada à Deméter (deusa e mãe da terra cultivada) como agradecimento pelas últimas colheitas. O segundo dia das Tesmofórias era considerado o “dia do jejum estomacal e sexual”. Em Atenas, as mulheres formavam uma grande procissão e dirigiam-se para o “Pnix”, onde passavam o dia todo em cabanas feitas de ramos, sentadas em folhas de loureiro que, acreditava-se, possuía excelentes virtudes fecundantes.
O louro tem uma simbologia relacionada ao sucesso. A palavra “bacharelato” teria sua origem no latim “baccalaurus”, com o significado “coberto de louros. Além disso, na Roma antiga usava-se ramos de louro para coroar os vencedores de batalhas ou disputas esportivas, assim como os poetas – daí teria se originado o termo “laureado”.
 *Rose Aielo Blanco é jornalista e editora do site www.jardimdeflores.com.br
  
-----------------------------------------------------------------------------------------
Conheça algumas das excelentes propriedades, indicações terapêuticas,beneficios do louro para a saúde e para que serve esta folha:
As folhas de louro são ricas num óleo essencial volátil, composto em 45% por cineol; contêm também tanino e um princípio amargo. Os frutos contêm ainda 25% de matérias gordas formadas pelos ácidos láurico, oleico, palmítico e linoleico. O princípio activo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é o seu óleo essencial.
Vejamos as propriedades do loureiro:
● Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas.
● Suavemente diurético.
● Emenagogo (estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual.
● Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteomusculares (de ossos e músculos).
Partes utilizadas do loureiro:
As folhas e os frutos.
Uso Interno
Chá de louro: Com um litro de água, prepara-se uma infusão com 20-30 g de folhas de louro, a que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito. Como aperitivo, toma-se uma chávena dez minutos antes de cada refeição, e, como digestivo, uma chávena depois de cada refeição.
Uso Externo
Óleo de loureiro: Prepara-se deixando macerar durante 10 dias, ao sol, 30 g de folhas de louro num litro de azeite. Aplica-se em loção sobre a parte dorida. Também serve para afugentar insectos parasitas.
Bálsamo anti-reumático (manteiga de loureiro): Esmagar num almofariz um bom punhado de bagas de loureiro maduras. Pô-las a ferver, cobertas de água, durante 5-10 minutos. Espremê-las depois com um pano fino, deixar arrefecer o líquido e recolher a camada de gordura que flutua. Esta gordura ou manteiga de loureiro aplica-se em fricções sobre a zona afectada. Não é própria para ser ingerida.
O loureiro é uma árvore de folha perene, que pode medir de 2 a 8 m de altura. As folhas são lanceoladas, coriáceas, brilhantes pela face superior e baças pela inferior. As flores são pequenas, de cor branca ou amarelada. Os frutos são dupras semelhantes às azeitonas, produzidas unicamente pelos loureiros fêmeas.
Referências Históricas:
– Corre! Traz-me uma coroa de louros! – ordena Tibério César ao seu servo.
– Sim, meu senhor. Levo-a imediatamente – responde submisso.
– Não vês que se aproxima uma tempestade? Preciso de protecção do loureiro – diz o imperador romano, com certa ansiedade.
Antes de terem começado a soar os trovões, Tibério César já havia posto na cabeça uns ramos de loureiro entrelaçados. É que, segundo uma tradição romana, o loureiro nunca pode ser sacudido pelos raios e, portanto, quem se colocar debaixo das suas folhas encontra-se a salvo dos flagelos da natureza.
O loureiro era consagrado ao deus Apolo, patrono dos triunfos, das belas artes e da medicina, e arquétipo da beleza masculina. Os imperadores romanos, os atletas e os guerreiros vencedores eram coroados com uma coroa de louros, que se supunha protegê-los dos raios e de outras forças malignas. Não parece que tal coroa tenha servido de muito aos “laureados” romanos, que poucos séculos depois vieram a sucumbir às mãos dos bárbaros, outro flagelo semelhante ao raio.
Adverso às superstições relacionadas com as plantas, o famoso médico espanhol Andrés de Laguna conta que, estando ele mesmo em Roma pelo ano de 1539, «caiu um impetuoso raio no palácio do duque de Castro, e atingiu um Formosíssimo loureiro que ainda hoje se vê ferido e despedaçado». E conclui dizendo: «Não há casa tão forte, nem se encontra coisa tão eficaz, que chegue para nos defender dos juízos de Deus».

Louro - Laurus Nobilis
O louro é um santo remédio contra má digestão, ressaca alcoólica, doenças de fígado e do estômago.
Serve como repelente de mosquitos. Antigamente, usava-se colocar galhos de louro para queimar sobre uma pequena fogueira ou colocava-se suas folhas sobre a chapa do fogão e lenha para que, ao esquentar, exalasse seu odor pelo ambiente. Dica: atualmente, aproveitando os aparelhos elétricos que prometem afastar os insetos, coloca-se uma folha verde de louro no lugar do cartão de repelente.
Esta planta também é famosa por espantar traças e combater o mofo, por isso é uma ótima idéia encher os bolsos das roupas de inverno, as gavetas e prateleiras dos ármários com folhas secas de louro.
Na culinária ele é imprescindível no preparo de feijão, carne e molho vermelho. Já experimentou incrementar o molho branco com uma folhinha desta planta? Experimente, fica uma delícia.
O louro também funciona na conservação de grãos. Ponha uma folha no recipiente onde você guarda o feijão, pipoca, arroz, etc.
No jardim pode ganhar lugar de destaque pois transforma-se em um viçoso arbusto.
http://dicasnamao.blogspot.com.br/2009/06/louro-planta-de-mil-utilidades.html
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
É indicado para distúrbios da digestão (sensação de peso no estômago e gases intestinais) e estados gripais (acompanhados de mal-estar e cansaço). Para preparar o chá adicionar água fervente a 1 xícara (chá) contendo 1 colher (sobremesa) de folhas picadas, na dose de uma xícara antes das principais refeições
fonte- Plantas Medicinais no Brasil - Hanri Lorenzi e F. J. Abreu Matos

Propriedades do louro

Por apresentar muitos nutrientes importantes em sua composição, o louro serve para a prevenção de vários casos patológicos. Entre esses nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C, entre outros. Todos esses nutrientes reunidos podem fazer um bem danado para a nossa saúde, agindo de diversas maneiras em nosso organismo.

Alguns dos seus benefícios

  • Ajuda na digestão, pois aumenta as secreções digestivas e estimula os movimentos peristálticos.
  • Facilita o trabalho dos rins ajudando na eliminação de líquidos.
  • Atua como expectorante em casos de gripe, resfriado, bronquite e outras doenças que atingem o aparelho respiratório.
  • Alivia as dores articulares e musculares causadas por artrites e reumatismos em idosos.
  • Ajuda muito a quem quer emagrecer de forma saudável.
  • Regula o ciclo e o fluxo menstrual.
  • Combate o estresse e a ansiedade, pois é uma planta relaxante.

Chá de louro

  1. Ferva uma xícara de água;
  2. Apague o fogo e acrescente uma folha de louro;
  3. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos;
  4. Tire a folha de louro e beba o chá antes das refeições para ajudar na digestão.
OBS: Pessoas que têm o estômago sensível devem evitar o consumo de louro em excesso, pois ele pode acabar sendo prejudicial.




Nenhum comentário:

Postar um comentário