sábado, 17 de agosto de 2013

Diferença entre ervas, especiarias e condimentos…

Você sabe a diferença entre ervas, especiarias e condimentos?Ervas são folhas de várias plantas, e leva-se em conta seu sabor, aroma e qualidades medicinais e por isso são utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais. As principais ervas são: manjericão, orégano, cebolinha, dill, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã, tomilho. Devem ser usadas frescas pois o calor do cozimento diminui seu aroma.
Especiarias são diversos produtos de origem vegetal como, sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes de plantas. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos. Devido à presença de óleos essenciais as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados. As principais especiarias são pimenta do reino, canela, noz-moscada, cravo da índia, anis estrelado, baunilha, cardamomo, gengibre, coentro, pir piri (pimenta malagueta), mostarda em grão, açafrão, pimenta da Jamaica.
Em alguns casos, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Outros condimentos são elaborados com misturas de especiarias (como o chili) ou de ervas (como o bouquet garni).
Os condimentos são molhos ou temperos adicionados a comida para dar um sabor especial ou complementar o prato. Muitas vezes, de sabor picante e, por isso adicionados em pequenas quantidades. Condimentos populares incluem sal, pimenta, Ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros, são usados durante o cozimento para dar sabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes.
Armazenamento: Ervas e especiarias podem ser armazenadas em recipientes à vácuo. A maioria das especiarias fica bem armazenada por cerca de um ano, duas vezes mais que as ervas secas, que, quando armazenadas, têm vida útil de seis meses.
Condimentos são substâncias utilizadas para realçar o sabor dos alimentos ou para lhes conferir sabor diferenciado. O sal, as ervas e especiarias podem ser considerados condimentos naturais. Os molhos podem ser considerados condimentos cozinhados.

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário