sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Molho Béchamel

INGREDIENTES50g de manteiga
40g de farinha de trigo
750ml de leite
Sal, pimenta-do-reino branca moída e noz moscada ralada a gosto

MODO DE PREPARO
Numa panela em fogo baixo coloque 50 g de manteiga, 40 g de farinha de trigo e mexa com um batedor de arame (fouet) até formar uma massinha. Acrescente aos poucos 750 ml de leite e continue mexendo até dissolver a massinha e formar um creme espesso. Tempere com sal, pimenta-do-reino branca moída, noz moscada ralada a gosto e cozinhe por 5 minutos. Apague o fogo e sirva.
Opções de sabor: Pode acrescentar creme branco adicionando vinho branco, creme de leite, gorgonzola, parmesão ralado, bacon frito, cebola refogada, ervilha, mostarda, requeijão

Ingredientes:
570ml de leite
1 folha de louro
1 fatia de cebola
1 dente de alho
2 ramos de salsinha
50g de manteiga sem sal
3 – 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora



Modo de fazer:
Aqueça o leite em fogo baixo com a folha de louro, a cebola, o alho e a salsinha até que apareçam bolhas em volta da borda. Tampe, retire do fogo e deixe por 30 minutos. Derreta a manteiga numa panela de fundo grosso até que ela chie (não deixe tostar), misture a farinha de trigo e cozinhe por 1 – 2 minutos. Fora do fogo, deseje lentamente o leite (sem o louro, a cebola, o alho e a salsinha), batendo ou mexendo (Eu gosto de usar oFouet – batedor de arame). Volte ao fogo e deixe ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e deixe ferver por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal.
Se não for usar o molho imediatamente, cubra-o bem com filme PVC, deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 dias. Ao reaquecê-lo, talvez seja preciso misturar um pouco mais de leite para restaurar a consistência correta.
Nota: A espessura do béchamel pode variar dependendo das proporções de manteira , farinha e leite aeicionados.
http://www.dicasereceitas.com/categoria/bechamel/#sthash.G9PJspkc.dpuf
.................
Ingredientes
Tempo: 15 minutos
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola ralada
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de noz moscada
1 xícara (chá) d
e creme de leite
Sal a gosto

Modo de PreparoEm uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola.Dissolva a farinha de trigo no leite e despeje-o na panela. Deixe apurar, mexendo sempre, até que engrosse. Por fim, acrescente o creme de leite, a noz moscada, o sal e misture até que fique homogêneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário