sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CONDIMENTOS

Como Usar e Escolher Noz Moscada
como comprar e usar noz moscada Como Usar e Escolher Noz Moscada
Quando descobri a Noz Moscada me apaixone por essa especiaria poderosa e adoro usar em molhos brancos e risotos, mas ela pode ir muito além disso e ser usada em bebidas e doces. Veja abaixo como comprar e como utilizar a noz moscada.

A Noz Moscada não tem nenhuma relação com a Noz (aquela que comemos no natal), a noz moscada é um tempero com sabor adocicado e com aroma forte, ela é nativa das Ilhas Moluccas e é muito utilizada na índia.

1.   Usar em pratos salgados: queijos, abóbora, sopas, espinafre, massas, guisado, caldos, molho branco, risotos, pratos indianos e etc.

2.   Usar em pratos doces: tortas, creme de ovos, bolos, pudins, doces de baunilha e etc.

3.   Usar em bebidas: cappuccino, café com leite, milk shake, leite do soja, vinhos.

Como Comprar: Ao ir ao mercado comprar noz moscada, é possível encontrar ela de duas formas diferentes, a versão em pó é a mais comum, mas o aroma e sabor se perdem rapidamente. A outra versão é a noz inteira para ser ralada em um ralador comum ou próprio para noz, consumir ela dessa forma é a melhor opção já que seu sabor e aroma são muito mais intensos e a noz pode durar 1 ano.

Importante: Evite usar mais que duas colheres de sopa, já que noz moscada em grande quantidade pode ser alucinógeno e venenosa, mas em quantidades moderadas não tem problema.

canela usos dicas armazenamento Canela aroma e sabor

A canela é muito versátil é muito utilizada na culinária indiana e é um dos ingredientes do curry e da garam massala, já na cozinha mediterrânea ele é muito usado em molhos de tomate. Mas aqui no Brasil ele é mais usado no preparo de pães, biscoitos, tortas de frutas, compotas e etc. Além de ser um ótimo aromatizador de licores, e combina muito com café e chocolate quente.

Como Comprar: Ao comprar canela em rama escolha sempre as que estiverem com mais aroma e sua coloração deve ser avermelhada e casca fina. Ao comprar a canela em pó certifique-se de verificar a data de validade e se ela não possui grumos, pois se possuir é sinal de umidade.

Como Armazenar: Guarde a canela em potes de vidro muito bem tampados, e longe da umidade e calor, assim o aroma vai ficar preservado por muito mais tempo. É importante saber que ao usar canela em pó o ideal é retirar a quantidade com uma colher e não com as pontas dos dedos pois além de contaminar com bactérias pode transferir a umidade.

Como usar: Ao usar a canela é melhor evitar o cozimento em excesso, pois ela pode liberar um leve sabor amargo.

Uso Medicinal: É muito usada como problemas respiratórios e digestivos, em forma de chá é ótimo para tosses, gripes, resfriados, dores de estomago e diarreia. Usada em difusores ela evita que o vírus da gripe se espalhe pelo ambiente.

Já vimos que o freezer é um grande amigo, por congelar e preservar alimentos que não vamos ter tempo de consumir, e sabemos também que ervas como manjericão, salsinha, tomilho entre outras podem ser congeladas. Mas olhando em um dos blogs que acompanho encontrei uma solução super bacana para congelar e aromatizar azeites com ervas duras como tomilho, orégano, alecrim, sálvia e etc. Veja abaixo o processo e mão a obra.
1.   Escolha ervas saudáveis e firmes.
2.   Você pode escolher picar ou congelar em pequenos ramos.
3.   Encha as forminhas de gelo com as ervas até a metade.
4.   Uma opção também é fazer um mix de ervas se desejar.
5.   Despeje o azeite ou manteiga derretida sobre as ervas e cubra com um plástico filme.
6.   Quando congelado, retire e coloque em sacos próprios para freezer e não se esqueça de etiquetar tudo direitinho.
7.   Para utilizar basta pegar o cubo que deseja colocar na panela e utilizar, seu azeite vai ter todo o sabor e perfume das ervas.

Obs: Esse método é para ervas que são adicionadas no inicio do preparo, ervas como manjericão, salsa não é aconselhável.
 
Orégano

conhecendo o oregano O queridinho Orégano!
Pensar em orégano é praticamente pensar em pizza, não tem como não fazer essa conexão, pois o orégano é o tempero principal para qualquer boa pizza, por combinar com perfeição com tomates e queijos e ter um aroma único que nos remete a pizza imediatamente. Mas orégano vai muito além da pizza, ficar perfeito em tomates, queijos, omeletes, molhos e ainda da um up em saladas, legumes e vegetais.
Como comprar: Se for comprar orégano fresco tome cuidado com ramos escuros e murchos, e os secos o ideal são os com embalagens escuras.
Como Conservar: Ervas frescas mantenha em sacos plásticos na geladeira, e as ervas secas em potes hermeticamente fechados, longe da luz e umidade.
Dica: Se uma receita pedir tomilho fresco pode ser trocado por orégano fresco sem problemas.
Uso Medicinal: Chá de orégano é indicado para tosse, dor de cabeça, aliviar enjôo.
Curiosidade: A palavra “orégano” tem origem grega, e quer dizer “alegria da montanha”.
 
colorau Dando cor com o colorau
No Brasil temos um poderoso corante que é muito usados pelos índios como tintura para os mais diversos fins e principalmente para pintar o corpo em dias de guerra.
Na culinária conhecemos ele como colorau ou colorífico, e é usado para realçar as cores dos alimentos, contém cálcio, potássio, ferro, fósforo, vitaminas A, B2 e C. É usado muito no preparo de arroz, molhos, caldos, recheios, carnes assadas, sopas, pães e arroz.
Como Comprar: Pode ser encontrado seco, em sementes ou em pó que é normalmente chamado de colorau. Porém isso é impróprio porque colorau é o pimentão vermelho em pó. É vendido na forma de um pó avermelhado ou em folhas secas.
Uso Medicinal: Possui propriedades adstringente, afrodisíaca, bactericida e corante.
Plantio: Árvore de até 10 metros de altura, floresce e dá frutos espinhudos de até 3 cms em janeiro, fevereiro, junho e agosto. Dentro dos frutos se encontram as sementes vermelhas. Frutifica após 3 anos. Gosta de sol pleno, clima úmido, solos férteis e ricos em matéria orgânica.
Curiosidade: Nos anos 80 o óleo de urucum era muito usado para acelerar o bronzeamento, e isso é usado até hoje sem a menor preocupação com a saúde, pois esses óleos são feitos com Coca-Cola, Óleo de Avião e sementes de urucum que podem causar queimaduras graves de segundo grau.
 
tomilho1 Tomilho uma erva especial
Conheci o Tomilho assistindo aos programas do Jamie Oliver, nunca havia ouvido falar da erva e então resolvi experimentar para fazer uma das receitas que aprendi e claro, lá foi eu procurar sobre o tal tomilho e onde eu poderia usar.
Tomilho é uma erva de sabor marcante e aromática, ela pode ser encontrada na versão fresca ou desidratada, nas duas versões seu sabor é forte e deve acompanhar pratos como sopas, molhos, ovos, queijos, legumes, aves, carnes e peixes.
Existem varias espécies de tomilho, mas apenas duas são as mais conhecidas o tomilho frances e o tomilho limão que possui sabor mais cítrico, tomilho também são perfeitos para aromatizar molhos, sopas e guisados.
.
  • Em seu formato fresco é um companheiro inseparável das folhas de louro, da salsa, do alho-poró e do salsão no bouquet garni, o clássico amarrado de ervas usado no preparo de cozidos, sopas e caldos.
  • Em seu formato seco forma um grande quarteto com a sálvia, o alecrim e a segurelha, mistura conhecida como ervas da Provença.
Dica: Tente adicionar um ramo de tomilho em uma garrafa de azeite ou vinagre e use para temperar saladas frescas.
Em uso medicinal o tomilho possui propriedades anti-sépica, expectorantes e vermífugas. E também seu chá acalma a tosse e ajuda em resfriados, gripes e dores de cabeça.
Como Comprar:
Fresco: vendido em maços em feiras ou em supermercados. Prefira as folhas verdes, intactas, bem aderidas ao caule e desprendendo um aroma fresco.
Seco: encontrado em potinhos de vidro ou em pequenos sacos plásticos nos supermercados e mercearias.
Como Conservar:
Fresco: mantém-se por alguns dias no refrigerador, guardada em saco plástico.
Seco: conserva-se bem em um recipiente sem umidade longe da luz.
 
coentro1 Aprendendo sobre coentro
Recentemente fui ao mercado após o trabalho, mercado lotado só queria ir pra casa logo, então peguei o que eu supunha ser salsinha e quando chego em casa era coentro, nunca havia usado ele desde então e como já tinha comprado sai colocando ele em tudo, posso dizer que é uma erva muito forte e seu uso deve ser moderado. Se você é como eu e nunca tinha usado coentro antes na vida, que tal aprender um pouco sobre essa erva tão poderosa.
O Coentro é fonte de magnésio, cálcio, fósforo, ferro e fibras, além de ser usado na cozinha ele também tem poderes medicinais em formato de chá pode aliviar dores de estômago, e em compressas alivia inflamações e dores nas juntas, também é considerado afrodisíaco.
No Brasil ele é mais usado no Norte e Nordeste do país ele serve para realçar o sabor do feijão e sopas.
O Coentro pode ser facilmente encontrado destas duas formas:

  • Sementes: Devem ser adicionadas no inicio do preparo das receitas para liberarem seu perfume e sabor, seca é usada no preparo de pães, aromatizar licores e até cervejas.
  • Folhas Frescas: Já as folhas devem ser adicionadas e cortadas somente no final do preparo, elas possuem sabor refrescante e levemente amargo. È muito usado em peixes e frutos do mar.
Como Comprar: Prefira as folhas mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles.

Como Conservar:

  • Fresco: As folhas, assim como caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
  • Seco: Guarde em recipiente fechado, em local protegido da luminosidade e umidade.
Valor calórico: 100 gramas de coentro desidratado fornecem 294 calorias
 
folhas de louro Folhas de Louro
Entrando em um mundo cheio de temperos e especiarias, sempre fui contra o uso de folhas de louro em qualquer prato, achava que aquela folha era muito forte e odiava quando encontrava pedaços na comida, ate que no dia a dia e conversando com outras cozinheiras descobri que ele é muito poderoso mesmo e que no feijão ficaria maravilhoso e o melhor que não havia a necessidade de ele ficar sempre dentro da panela, podendo ser retirado após o preparo. E claro que me arrisque (eu sempre arrisco), e não e que não largo dele agora, coloco em sopas e feijão e realmente fez muita diferença. Se você não conhece veja abaixo um pouco sobre esse condimento maravilhoso
Folhas de louro é um condimento presente em qualquer cozinha, aqui no Brasil é muito usado em feijão, molhos e sopa, rico em vitamina B e C ele tem origem nobre e era utilizado na Grécia como símbolo de vitória. Esse condimento também contém propriedades medicinais, tais qual melhorar digestão e alivio do cansaço.
  • Prepare um chá de folhas de louro na proporção de 15 g de folhas para 1 litro de água, e beba 1 a 2 copos após as refeições.
  • Em uma banheira coloque alguns litros de chá de louro e entre com a água bem quente. Os óleos possuem a capacidade de distender a musculatura relaxando-a.
  • Em sua utilização na culinária ele deve ser usado com muita moderação, pois se usado em exagero ficara um gosto amargo e nada saboroso.
Curiosidade: As arvores de louro são gigantes podem chegar até 20 metros de altura.


manjericao O Poder do Manjericão
Manjericão é um daquelas coisas que sempre devemos ter em casa, seja ela em sua forma fresca ou desidratada, essa erva da um sabor único aos pratos e principalmente a molhos de tomate. Adotado com carinho nas cozinhas italianas e francesas o manjericão esta sempre presente em pizzas, carnes, ovos, sanduiches, queijos, azeites e saladas, sem contar que é o principal ingrediente para o famoso molho pesto. E além de tudo ela também serve para fazer chá que alivia problemas digestivos.

Conservação:
  • Fresco – pique as folhas e coloque-as num vidro fechado, com azeite.
  • Seco – em recipiente fechado protegido da luminosidade e umidade.

Modo de Usar:
Como o seu sabor se perde com o cozimento, assim como seus princípios ativos, é conveniente adicioná-lo ao prato, no final do cozimento.
Composição:
  • Cálcio
  • Vitamina A e B2
Curiosidades:
  • O seu perfume emanando pela casa, traz harmonia e vigor ao casamento.
  • Plantado em vasos, inibe a entrada de energia negativa.
  • Nos florais, é indicado para pessoas desorganizadas e indisciplinadas.

Hortelã

O frescor da Hortelã O frescor da Hortelã!
Quando sinto o perfume das folhas de hortelã, automaticamente sou teleportada para a infância, afinal quando morávamos em Minas Gerais me lembro de uma casa que tinha vários pezinhos de hortelã e sempre fazíamos um chá docinho e delicioso, que deixava um perfume incrível por toda a casa.
Mas a hortelã pode ser usada para muitas outras funções que apenas um simples chá, e também contém propriedades medicinais como ajudar na expectoração de mucosas e até acalmar dores de dente.
A hortelã também é conhecida por Menta ou Mint, e pode ser usada tanto em pratos doces como em pratos salgados, a hortelã é muito utilizada na Turquia e aqui no Brasil é pouco explorada, porém pode ser usada em geleias, batatas, ervilhas, cenouras, carnes de porcos, saladas, sucos e em molhos frios.
Como Comprar: Hortelã geralmente é vendida fresca e em buquês, procure comprar sempre as que possuam folhas de cor vibrante, sem manchas e com as folhas frescas (não murchas). Se encontrar hortelã na versão seca, prefira as que tiverem embalagens de vidro e escuras.
Conservação: Para conservar a hortelã fresca, guarde em um saco plástico na geladeira, mas como a salsinha logo ela deve murchar e perder um pouco do sabor, então se desejar congele. Para isso pique apenas as folhas e coloque em formas de gelo com água.
Dica: Se você tiver folhas de hortelã começando a murchar, mergulhe-as em água bem gelada por alguns minutos. Elas devem voltar a ter mais vida.

Cheiro Verde

o que é cheiro verde O que é Cheiro Verde?
Você provavelmente já pegou uma receita onde pedi Cheiro Verde certo? E sem duvida foi aquele momento de desespero de revirar o livro de receitas e não achar nada sobre o tal ingrediente, ai você corre pro Yahoo Resposta (afinal lá tem resposta pra tudo né?), e se depara com a seguinte conclusão: Cheiro Verde = Pum do Hulk (não to brincando vai lá procurar). Por isso resolvi fazer aqui um post rápido para explicar o que é esse misterioso tempero que assombra as receitas brasileiras e de quebra ainda dou uma dica par manter ele fresco por mais tempo.
O cheiro verde não é nenhum bicho de 7 cabeças, ele na verdade basicamente é a união de cebolinha e salsinha em um mesmo saquinho, e é encontrado em qualquer mercearia de bairro já que ele é tão usado na culinária Brasileira, sem duvida ele é um tempero incrível que da muito mais vida e sabor a pratos simples como sopas, guizados e tortas.
Mas o cheiro verde pode ter outras combinações, dependendo da região que você mora, no Norte e Nordeste o cheiro verde vem com coentro e no Pará vem com chicória. O único problema disso tudo é que se sua receita não explicar o que tem no “Cheiro Verde” é melhor apostar no básico de Salsinha e Cebolinha, pois o coentro e a chicória tem sabores marcantes e pode até estragar sua receita quando mal usado.
Como Comprar: Escolha sempre o maço que tiver mais verde, sem manchas ou partes quebras. Se você preferir na parte de temperos é possível encontrar a versão descadastrada, mas ele não tem a mesma graça do fresco.
Como Armazenar:
  1. Lave e deixe escorrer bem em um escorredor de macarrão.
  2. Forre um pote com papel absorvente
  3. Coloque o cheiro verde e cubra com mais papel absorvente e tampe.
  4. Deixe na geladeira na parte mais baixa e assim você vai ter cheiro verde fresquinho por pelo menos 1 semana.
Como lavar e cortar Alho Poró

alho poro Como lavar e cortar Alho PoróRecentemente eu publiquei um post sobre o alho poró, e até então eu não havia utilizado ele em nenhuma receita, mas ontem publiquei a vídeo receita do Risoto com Alho Poró, Bacon e Ervilhas que ficou divino, claro que com todos esses ingredientes não tinha como ficar ruim, mas tenho que confessar que o alho poró deu um sabor diferente e desde então tenho uso ele em tudo que posso aqui em casa. Mas quando comprei meu primeiro Alho Poró fique na duvida de como lavar e cortar, por isso separei esse passo – a – passo rápido para você também aprenderem como podemos fazer.
  1. Retire a casca verde escura do alho poró e faça cerca de 5 a 6 cortes no sentido do comprimento, mantendo a base sem cortes.
Fotografia por Alan Benson
  1. Lave em água corrente para remover terra ou bichinhos que podem se alojar na parte interna do alho poró
  2. Tente secar o máximo que conseguir e corte em superfície plana no sentido contrários dos primeiros cortes.
Dica: Use o alho poro em sopas, tortas, ritos e onde mais achar que fique gostoso, ele combina com tudo e vai dar um sabor especial nos seus pratos.

O sabor marcante do Curry

o poder do curry O sabor marcante do Curry
O curry é um preparo de especiarias diversificada e nele é possível encontrar gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos, eles são torrados e moídos e misturados em dosagens diferentes para a criação do curry.
O Curry possui coloração amarela e isso se deve a cúrcuma que compõe a mistura, mas esse curry que conhecemos não é o original usado na índia, já que lá o costume é misturar todas das especiarias diariamente, a nossa versão é uma inversão dos ingleses.
Para os apreciadores dessa especiaria a boa noticia é como essa mistura de especiarias o curry reuni grandes benefícios para a saúde como: antioxidante, digestiva, diurética, alivia sintomas da menopausa e, combate tonturas e infecções estomacais e intestinais, entre outros benefícios que ainda estão sendo estudados.
Como usar: Carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, assados e cozidos. Fica ótimo em queijos, tofu e realça o sabor em muitas comidas vegetarianas.
Dica: Se você deseja começar a usar curry, tome cuidado pois ele é forte e quando usado em grandes dosagens pode acabar estragando a experiência.
Como Comprar: Pode ser encontrado nos supermercados em pacotinhos ou vidros, ou agranel e pode ser mais ou menos picante, mas de modo geral a mistura vendida no Brasil tem bastante sabor de pimenta-do-reino e cominho.

Como comprar e armazenar favas de baunilha

essencia de baunilha Como comprar e armazenar favas de baunilha

 A Baunilha é um dos ingredientes mais importantes da confeitaria, afinal ela é responsável pela aromatização de milhares de receitas. Mas essa tão importante especiaria junto com o açafrão e o cardamomo fazem o time das especiarias mais caras e dependendo da sua região esse preço pode ser muito mais alto que o normal. E foi por esse motivo que a industria criou as essências artificiais que são muito usadas nos dias de hoje, mas esses produtos não chegam nem aos pés da verdadeira fava de baunilha, que pode perfumar não só seus doces como também a sua casa.
Como Comprar: Compre as favas de cores bem escuras, sem sinal de bolor ou aberturas.
Como Conservar: Para que o aroma permaneça por mais tempo, coloque as favas em um pote de vidro bem fechado e guarde em local seco e longe da luz.
Como Utilizar: Com uma faca corte a fava ao meio e raspe as sementes com a ponta da faca, mas não jogue fora a fava, pois nela também tem perfume. Coloque as favas dentro de um pote com açúcar para aromatizar.
Curiosidades: A baunilha é considerada afrodisíaca, por isso hoje existem muitos cremes e perfumes com esse aroma.
Perfume sua casa: Coloque um pouco de água para ferver e adicione algumas gotas de essência de baunilha e deixe a água fervendo para soltar o perfume pela casa.
 Essência de Baunilha
   Ingredientes
      2 Favas
     250ml de Vodka
     Instruções
       Corte as favas, de modo que as sementes fiquem expostas, coloque em
     umpote de vidro e adicione a vodka.
    Agite bem e deixe curtir por pelo menos 2 meses em local seco e escuro, mas
    é importante agitar o pote sempre para tudo se misturar.

Vinagre Balsâmico

vinagre balsamico beneficios Você conhece o Vinagre Balsâmico?
Eu acompanho muitos chefes como Jamie Oliver, Nigella, Chuck e etc, e é comum ver o uso do vinagre balsâmico em quase todas as receitas, seja ela doce ou salgada sempre tem um toque do danado nelas. Isso porque além do vinagre balsâmico ter ótimas propriedades nutricionais ele é levemente agridoce o que acaba sendo o condimento perfeito na cozinha.
Aqui no Brasil o vinagre balsâmico, não ganhou tanta popularidade, pois seu preço é elevado já que ele é considerado o mais nobre dos vinagres, ele possui características únicas como seu sabor agridoce, cor escura e seu liquido é mais denso que outros vinagres.
Na Saúde: Ele combinado com azeite formam o par perfeito para quem quer ter uma vida saudável e deseja manter suas artérias mais flexíveis, pois arginina que é um aminoácido usado pelo corpo para produzir óxido nítrico, e também possui antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares.
Na cozinha: Na cozinha o vinagre balsâmico é super versátil, e pode ser usado em peixes, frangos, carnes, saladas, molhos, marinadas e até sobremesas.
Como Usar:
  1. Faça uma deliciosa sobremesa com morangos e pêssegos grelhados com vinagre balsâmico e açúcar mascavo.
  2. Realce o sabor dos legumes grelhados, regando-os com o vinagre balsâmico.
  3. De um toque acido a panna cotta e sorvetes de baunilha.
  4. Coloque o vinagre em uma panela e deixe ele reduzir até virar uma calda grossa para decorar pratos como os chefes de cozinha.
  5. Substitua o sal de sua salada pelo vinagre balsâmico.

Descobrindo a Páprica

paprica picante e paprica doce Descobrindo a Páprica
Eu tenho começado a gostar de brincar com a páprica na cozinha, ainda não fui muito ousada mais aos poucos quero testar ela em tudo que der. Por isso resolvi fazer esse post para apresentar a páprica para quem não conhece e para quem conhece também começar a se aventurar mais com esse diferente tempero que além de sabor da cor ao pratos.
A páprica não é nada mais que pimentões e pimentas moídas, existem varias espécies espalhadas pelo mundo, mas no Brasil só encontramos a doce e a picante, elas tem sabor suave o cor velha viva, mas além de dar sabor e cor aos alimentos também fornece uma boa quantidade de vitamina C, e é anti-inflamatória. Mas se você sofre de ulcera ou gastrite não abuse dessa especiaria ok.
  • Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos.
  • Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.

Como Comprar: É encontrada facilmente em grandes mercados ou empórios, sempre procure pela páprica de grãos mais finos, pois tem melhor qualidade. Mas a melhor paprica é a que vem da região húngara, então se encontrar COMPRE!.
Como Armazenar: Mantenha a páprica em local seco e longe da umidade e luz solar.
Cuidados: Sempre que usar páprica em pratos quente dilua ela em algo liquido, para que seu açúcar não caramelize. E nunca deixe a páprica ferver, pois pode amargar.
Dicas de uso para iniciantes: Adicione páprica no arroz, pratos com ricota, ovos e se desejar substitua a pimenta vermelha pela páprica picante.

O poder aromatizante do Tomilho

tomilho O poder aromatizante do Tomilho
Tomilho é uma erva aromática que quando bem usada pode transformar um simples frango grelhado em algo cheio de sabor e perfume, o tomilho é fonte de vitaminas C, D e Complexo B e também possui boa quantidade de iodo, sódo, silica e sulfato. Se sabe que existem mais de 100 tipos de tomilho, mas na culinária são usadas apenas 3 tipos de tomilho.Veja abaixo a diferença entre os tipos de tomilhos, como comprar e usar.


Tipos de Tomilho:
  • Tomilho Limão: Tem perfume alimoado é deve ser usado fresco. É ótimo para aromatizar biscoitos, pães, muffins e também pode ser utilizado em pratos salgados com base em peixes ou frangos.
  • Tomilho Alcarávia: É difícil encontrar, mas combina perfeitamente com alho, vinho e pratos com carne.
  • Tomilho Jardim: Tem perfume amadeirado e pode ser usado a versão seca, ele é facilmente encontrado nos mercados o ano todo.
Como Comprar:
  • Ao comprar tomilho fresco, escolha os que estão as folhas verdes e sem danos, veja também se suas “flores” estão bem fixas nos caules.
  • Ao comprar tomilho seco, verifique a validade e se a embalagem não possui furos.
Como Conservar:
  • Fresco: Guarde em um saco plástico bem fechado na geladeira na parte inferior ou em um copo de água gelada.
  • Seco: Guarde em um recipiente fechado e longe da luz, ele pode ser guardado por 6 meses.
Como Usar Tomilho Fresco: Remova as folhas dos talos passando as mãos de cima para baixo e pique bem para liberar todo o aroma do tomilho. Ou use pequenos ramos em sopas, caldos e molhos.
 

alho poro utilizacao beneficios Alho Poró   Saudável e Versátil
Vou confessar que nunca utilizei alho poró, apesar de ver em tantas receitas eu sempre fico com vontade de utilizar, mas nunca sei como de fato devo utiliza-lo em minhas receitas. E pensando nisso fui atrás de algumas informações sobre a utilização e os benefícios que esse parente do alho e da cebola pode fornecer a nossa saúde.
Ao que se sabe o alho-poró existe a cerca de cinco mil anos, mas só recentemente ele caiu no gosto popular, o que era um ingrediente importado e utilizado apenas por chefes de cozinha, se tornou um queridinho nas hortas das donas de casa.
O Alho-poró é muito utilizado na preparação de caldos, e pode ser consumido cru, cozido, assado, inteiro, em rodelas ou desfiado, mas é importante sempre respeitando o ponto “al dente”, ou ele pode perder a textura, sabor e até liberar um forte odor de enxofre. Esse ingrediente é muito versátil podem ser apenas um tempero ou utilizado em recheios para tortas, em risotos, saldadas e suflês.
Seus benefícios a saúde também são um ponto forte, já 1 xícara de chá possui apenas 15 calorias e ainda e fonte de vitamina C, fibras, minerais e cálcio.
  • Modo de Usar: Separe as folhas verdes escuras e raiz, utilize a parte mais clara para suas receitas e a parte das folhas para aromatizar caldos. (Veja um vídeo do Claude de como limpar o alho-poró http://j.mp/siO8wt)
  • Como Comprar: Ao comprar prefira os mais finos, pois são os mais macios e escolha o que tenha mais partes brancas e verdes.
  • Como Armazenar: Depois de comprado o alho-poró deve ser mantido em um saco plástico para alimento ou em um saco de papel dentro da geladeira por até 4 dias.

E você já utilizou alho-poró então mande a receita para  contato@receitasdeminuto.com
Fonte - http://receitasdeminuto.com/alho-poro-saudavel-e-versatil/#more-5627

Nenhum comentário:

Postar um comentário