sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Azeite

O grau de acidez e o modo de extração podem classificar o azeite em três categorias: extravirgem, virgem e refinado. Apesar de todos os tipos contribuírem de alguma forma com uma alimentação mais saudável, a grande diferença entre as três categorias está no sabor. Hoje falaremos sobre a diferença entre o extravirgem e o refinado.
O azeite extravirgem é conhecido como o rei dos azeites. Essa qualidade é extraída de azeitonas sãs, ou seja, no estado adequado de maturação, e o processo é exclusivamente através de meios mecânicos. Esse azeite é rico em vitaminas e antioxidantes, além de apresentar cheiro e sabor excelentes. O teor de acidez não pode ultrapassar 0,8% e chega a durar até dois anos.
A qualidade extravirgem preserva sabores diferenciados, como frutado, verde, nozes e picante, sendo altamente recomendado para o preparo de saladas e demais pratos crus, além de tempero para sopas e ensopados. É muito comum um azeite extravirgem ser encontrado sobre a mesa de restaurantes, pois é perfeito para dar um toque final aos pratos.
Normalmente as embalagens do azeite extravirgem são de vidro escuro, e o ideal é armazená-las em local igualmente escuro, pois o azeite oxida com a exposição ao sol. Por isso, mantenha-o dentro do armário para manter a qualidade original do produto.
Já o refinado, mais encontrado apenas como azeite, é classificado como inferior ao extravirgem. O sabor não é tão agradável e a acidez é maior, resultando em um produto não tão atrativo. A maioria dos azeites mundialmente comercializados faz parte dessa categoria, que chega a durar anos sem estragar. Assim como o extravirgem, o azeite refinado é sensível ao oxigênio e à luz, por isso deve ser armazenado em locais fechados e protegidos da claridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário