sexta-feira, 31 de outubro de 2014

GENGIBRE


Com folhas em forma de lança e raízes com aspecto característico e inconfundível, o gengibre é uma planta ancestral que, devido às suas propriedades, diz-se ser oriundo do Jardim do Éden. Zingiber deriva de uma palavra de origem Sânscrita que significa “forma de chifre”, em referência às promeniências na raiz da planta.



Planta Nativa da Ásia, cresce ao longo dos trópicos, em especial entre a Índia e a China, sendo a sua propagação feita através da divisão da raiz. Desenvolve-se bem em solos férteis, necessita de muita chuva e chega a atingir 1,2 metros. O seu rizoma é retirado ao fim de 10 meses. Depois de lavado é posto de molho, sendo por vezes fervido e retirada a pele.


Utilizado como especiaria devido ao seu aroma e sabor muito característicos, a raiz de gengibre é também usada medicinalmente com diversos fins. Rica em óleo essencial (2 a 3%) como o zingibereno, geraniol e linalol, possui ainda substâncias que lhe dão um sabor acre e picante: os gingeróis e soagóis (presentes na fracção resinosa), amido (60%), lecitinas, proteínas e sais minerais. Devido à natureza dos seus constituintes, o gengibre tem uma acção estimulante da secreção salivar e gástrica, aumentando o tónus da musculatura intestinal e o peristaltismo, sendo estas acções atribuídas às substâncias picantes.

Além desta ação, o gengibre é também um excelente antiemético natural no combate aos enjoos das viagens. Tem ainda um efeito positivo em situações de problemas respiratórios (gripes e constipações), como excelente antiséptico e anti-inflamatório. Devido às suas características pungentes (picantes), o gengibre é também um estimulante circulatório, podendo ajudar em casos de frieiras e má circulação nas mãos e nos pés.

Mais Propriedades do Gengibre

  • Acelera o Emagrecimento: Termogênica, a raiz faz o corpo aumentar o gasto de energia e, consequentemente, a queima de gordura.
  • Evita Náuseas: sente enjoo ao viajar de carro? Beba 500ml de chá em pequenas doses um dia antes . No dia, mastigue pedaços do vegetal cru.
  • Afrodisíaco: a planta melhora a circulação, facilitando a ereção masculina. Nas mulheres, aumenta a irrigação de sangue no clitóris e na vagina, intensificando a sensibilidade no local.
  • Tem ação inflamatória e antisséptica: use um algodão embebido no chá para limpar feridas ou fazer compressas em regiões doloridas.
  • Dá firmeza aos músculos: Segundo pesquisa divulgada na Feira Farmacopeia, na Áustria, o consumo frequente de gengibre aumenta a firmeza e elasticidade muscular.
  • Previne doenças: o vegetal inibe o desenvolvimento de alguns tipos de cancro e problemas no coração.

Como consumir - chá ou pó:

  • Chá de Gengibre:

Modo de Fazer:
 Leve 1/2 litro de água ao lume e aqueça até 37°C (com esta temperatura, ainda se coloca o dedo na água sem problema). Cuidado o gengibre perde as propriedades em água muito quente. Despeje a água sobre 2 colheres (sopa) do gengibre cru ralado, tape e deixe em repouso cerca de 10 minutos.

Gengibre em pó:

Modo de Fazer: 
corte o gengibre em fatias bem finas e deixe-as a secar á sombra durante, pelo menos, uma semana. Depois,triture até se tornar pó. Dica: A duração em recipientes fechados é em média de seis meses, pode fazer em grande quantidade (aproximadamente cinco pedaços grandes).
Atenção: sem exageros, em excesso, a ingestão de gengibre pode agredir a mucosa intestinal.
  • Glorioso gengibre - Há anos que andamos a subestimar os poderes do gengibre, uma autêntica bomba de saúde, principalmente no que toca ao regulamento do trânsito intestinal. Uma verdadeira cruzada para muitas mulheres, retire a obstipação da sua vida com recurso ao gengibre: coloque algumas fatias de gengibre descascada numa chávena de água a ferver, deixe repousar durante 5 minutos, adicione um pouco de mel (se desejar) e beba. Para além de um sabor agradável, o gengibre estimula o sistema digestivo, melhora e tonifica os musculas intestinais, ajudando os alimentos a passar rapidamente pelo tracto gastrointestinal. Para muitas de nós, isto é sinónimo de paraíso! Apesar do gengibre ser mais eficaz quando consumido fresco (em chá ou comido ao natural), continua a ser benéfico mesmo se estiver seco, em formato de pó ou se for cozinhado.


Mais alho - O alho está recheado de antioxidantes que potenciam a imunidade e lutam contra as inflamações. Recomenda-se a ingestão de um dente de alho cru por dia (ao cozinhá-lo perde grande parte das suas propriedades benéficas) e, se está preocupada com o mau hálito, os gases ou o refluxo ácido que provoca em algumas pessoas, saiba que o consumo de até dois dentes de alho por dia não parece ser prejudicial, mas se o tomar juntamente com outro alimento (pão, iogurte, sopa) será mais fácil.
  • http://www.silatarot.pt/search?updated-max=2013-03-26T14:41:00-07:00&max-results=7&start=77&by-date=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário