sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ervas e especiarias

De forma geral, os temperos dividem-se entre ervas e especiarias.

Os temperos de ervas são
 as folhas frescas ou secas das plantas, como, por exemplo, a salsa e a cebolinha. As ervas frescas precisam ser acrescentadas na receita somente ao final do cozimento, para que o sabor não se perca. Embora as ervas secas tenham o sabor um pouco mais acentuado, ainda assim devem ser adicionadas por último.


Os temperos de especiarias são 
marcantes pelos sabor e aroma, por exemplo: noz-moscada, semente do coentro e raiz do coentro. É preferível comprar esse tipo de tempero não moído, pois, quando moídas, as sementes perdem sabor e aroma. Mas se estiverem inteiras, elas mantêm o óleo essencial protegido por mais tempo, responsável pelo sabor aos alimentos.



Relação de temperos não tão usuais, mas que são perfeitos para nossos pratos prediletos.

Coentro
As folhas da erva são um pouco ácida. Faz-se picadas, geralmente fritas ou refogadas para retirar o sabor. São utilizadas com peixes e frutos do mar, carnes cozidas e grelhadas, além de legumes e verduras.
As sementes ou grãos do Coentro têm um sabor diferenciado e marcante, combinando, também, com peixes, frutos do mar e carne de aves. A raiz do coentro pode ser utilizada, pois possui aroma e sabor parecidos e mais forte do que os das folhas. Depois de lavada, retire a pele da raiz. Amasse e refogue junto com os ingredientes da receita.

Noz-moscada

Com sabor forte e marcante, ela é levemente adocicada. É utilizada em pequenas quantidades ralada ou raspada na hora, em cima do prato. Ela é muito usada em doces, como pudins, arroz-doce, coalhada, mas também pode ser colocadas em salgados, como molhos, suflês, e como tempero para carnes suínas, como pernil e lombo.

Gengibre
Raiz de sabor um pouco azedo e picante, encontrada seca ou fresca, é muito utilizada em pratos orientais. Ao temperar peixes e aves, pode substituir o alho.

Funcho ou erva-doce em grãos
Possui aroma e sabor adocicados e é utilizado para temperar saladas, maionese e em receitas de broa de milho, pãezinhos e até pizzas. Indicado para dar um sabor agridoce a qualquer receita.

Páprica
Páprica é uma pimenta encontrada nas versões doce e picante muito utilizada para temperar recheios de lagarto, frango, lombo, peixes. Vai bem com caldos e molhos.

Manjericão
Essa erva de gosto acentuado deve ser utilizada o mais fresca possível, em molhos, caldos, sopas e também em assados rápidos, como pizzas. Recomenda-se picar e acrescentar ao final do cozimento, pois se cozinhar ou assar demais, pode ficar com sabor amargo.
Mesmo usando temperos diferentes, é impossível ficar sem os clássicos. O sal, a salsinha, a cebola e o alho são os temperos mais usados pelos brasileiros e são os principais responsáveis por ela ser tão saborosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário