sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Gordura- Glicose-lipídeos-fibras- proteínas-anti-inflamatórios

gordura  Ela não é apenas algo mau e está divida em grupos – acreditem, existe sim gordura boa. Quais são as principais diferenças entre a boa e a ruim:
a gordura pode ser boa para o organismo, tendo em vista que não trabalha apenas para engordar ou aumentar os níveis de colesterol ruim. Alguns tipos de gordura colaboram para a absorção de alguns nutrientes e podem até mesmo ser fonte de energia para o organismo.

Gordura saturada
As gorduras presentes nesse grupo são as mais danosas para a saúde humana. Em geral, estão presentes em alimentos como banha de porco, chocolate, manteiga e alguns produtos feitos com carne. O consumo das gorduras ruins, de acordo com Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha é extremamente elevado e indica que o ser humano consome 20% a mais desses alimentos do que deveria.
Os riscos de manter uma dieta descontrolada e repleta de gorduras saturadas se apresentam principalmente no aumento do colesterol ruim que, quando presente em quantidades exageradas no sangue, aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares.


Gordura insaturada
Ao contrário das gorduras saturadas, esse tipo faz bem para a saúde e ajuda a elevar a quantidade de colesterol bom. O melhor de tudo é que a gordura boa pode substituir perfeitamente a ruim em uma dieta. Os principais alimentos ricos em gordura insaturada são salmão, sardinha, nozes, verduras, legumes e frutas, como o abacate.

As gorduras trans estão presentes em alguns alimentos, mas em pouca quantidade, como na carne e no leite e seus derivados. Em geral, elas são maléficas para o corpo humano porque, assim como as gorduras saturadas, colaboram para aumentar os níveis de colesterol ruim.
Para manter os níveis de colesterol bom em seu organismo, você pode inserir o azeite de oliva em sua dieta..

A manteiga é um alimento derivado do leite e obtido a partir do batimento do creme de leite, sendo rico em gorduras saturadas e colesterol. Já a margarina é resultado da hidrogenação de óleos vegetais, quando as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura de modo artificial, transformando a gordura insaturada em parcialmente saturada.Diferentemente do que muitos acreditam, a margarina, assim como a manteiga, também contribui, mesmo que de forma indireta, para o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Isso porque a gordura trans presente nela inibe a ação de enzimas específicas do fígado, favorecendo a síntese das gorduras. Para fugir dos males causados por esses alimentos a melhor solução é consumi-los com moderação ou substituí-los por opções mais saudáveis, como requeijão light, cream cheese light ou queijo tipocottage, menos calóricos e ricos em cálcio e proteínas.

 Glicose
Doces em excesso, como já era de se esperar, trazem consequências à saúde, como obesidade e diabetes. Especialistas afirmam que o consumo excessivo de açúcar pode ser tão prejudicial quanto o cigarro e as bebidas alcoólicas.
A recomendação é de que seja ingerida a quantidade de 35 a 40 gramas por dia, o que equivale a uma colher rasa de sopa. Mas, cuidado, pois alguns produtos industrializados possuem quantidade exagerada de açúcar, passando longe do recomendado.
Tome bastante cuidado com a sua alimentação, mas também não deixe de consumir doces. Quando há pouca glicose circulando pelo corpo acontece um impacto negativo na cognição. A recomendação é de que não sejam consumidas mais de 10% das calorias originadas de açúcar. Em uma dieta de 2 mil calorias o açúcar equivale a cerca de 50 gramas.
Com as taxas de glicose em ordem, além de o corpo se manter muito mais saudável, o ânimo melhora. O excesso de açúcar no sangue pode deixar a pessoa irritada e ansiosa.
saciar a fome amêndoas, castanhas de caju e pistache.

Conheça algumas características de cada tipo de açúcar:
Frutose - Adoça bem e faz bastante sucesso nas indústrias. Pode ser encontrado em frutas, no mel, em xarope de milho e bebidas industrializadas.
Lactose - Composto de moléculas de glicose e sacarose que pode ser encontrado no leite e em seus derivados.

Fibras
Manter uma alimentação rica em fibras é muito importante para a saúde, porque elas ajudam no funcionamento intestinal, levando à perda de peso e também prevenindo o câncer. As fibras são importantes no processo de emagrecimento porque contribuem para a promoção da sensação de saciedade, evitando o pico de glicose no sangue após as refeições.
Para que as fibras tenham esse efeito positivo no organismo é recomendada a ingestão diária de 25 mg delas, porém, os brasileiros costumam consumir menos da metade disso, chegando a uma média de 10 mg por dia.

Os grãos integrais, a quinoa, a chia e a aveia são riquíssimas fontes de fibras, mas nem todos costumam incluir esses alimentos na dieta. Para quem não gosta ou prefere ter alternativas, preparamos uma lista com alguns alimentos fontes de fibras para o organismo:
Pão integral – Possui grandes quantidades de fibras porque os grãos não são moídos nem refinados.

Pera – É uma grande fonte de fibras principalmente se for consumida com a casca; uma pera de tamanho médio chega a ter 5,5 g de fibras.
Framboesa – Além de saborosa, uma xícara da fruta alcança um terço da necessidade diária de fibras.Amêndoas – Amêndoas e todas as outras sementes possuem muitas fibras, além de conter gorduras saudáveis ao organismo. Uma xícara de amêndoas possui 3 g de fibras.
Maçã – Por possuir poucas calorias, além de substâncias antioxidantes e baixo teor calórico, a maçã é uma excelente aliada para a perda de peso.
Ameixas -  Trazem inúmeros benefícios para a saúde e podem ser consumidas frescas ou secas.Auxiliam na absorção de ferro pelo corpo, devido ao alto teor de vitamina C presente no fruto. Além disso, as ameixas também são uma ótima fonte de vitamina A (betacaroteno)vitamina B2 e potássio. As ameixas também são riquíssimas em fibras, contando, inclusive, com mais fibras do que qualquer outro fruto, hortaliça ou legume.As ameixas também são ótimas aliadas na luta contra a prisão de ventre, devido ao seu alto poder laxativo. Se a sua intenção é ganharmais energia, conte com as ameixas secas, que por serem mais concentradas podem fornecer grande quantidade de calorias, sendo ideais para pessoas que praticam atividades físicas.

Café da manha
Confira os cinco erros mais cometidos pelas pessoas e melhore seus dias com um café da manhã reforçado:
Pouca proteína: comer apenas uma tigela de leite com cereal parece oferecer uma boa dose de proteínas no café da manhã, porém, alimentos consumidos a colheradas fazem que a digestão fique mais lenta e causam a sensação de fome antes do esperado. Por isso, prefira incluir no desjejum um ovo cozido ou torradas com manteiga de amendoim, o que manterá a fome longe por mais tempo.

Pobre em fibras: quanto mais açúcares o café da manhã tiver, mais rápida será a digestão e mais cedo a sensação de fome aparecerá. Para evitar isso, prefira incluir na refeição pães e cereais integrais, consumindo no mínimo 5 gramas de fibras. Chia e linhaça trituradas também são ótimas fontes de fibras e podem ser polvilhadas por cima de iogurte ou frutas.
Nada de gorduras: estar de dieta é sinônimo de cortar todas as gorduras do cardápio, não é verdade? Porém, um dos erros que as pessoas cometem no café da manhã é excluir todas as fontes de gordura da refeição, fazendo que a fome apareça mais cedo. Evite isso adicionando pequenas porções de gordura boa, como nozes e castanhas.

Pouca comida: apesar de ricas em fibras, minerais e vitaminas, comer apenas frutas também não é indicado para o desjejum.
Muito tarde: contar como café da manhã o lanche feito no trabalho, em meio a outras atividades, também não é correto. A primeira refeição do dia deve ser feita até, no máximo, uma hora depois de acordar. Quanto mais tempo sem comer, mais difícil será sentir saciedade, fazendo que cada vez mais calorias sejam consumidas.

Anti-inflamatórios
A celulite é uma inflamação crônica que não reflete somente nos “furinhos”, mas também no excesso de peso, na flacidez e no envelhecimento precoce. Mas com uma simples dieta de consumo de alimentos anti-inflamatórios esse problema pode ser evitado. Veja algumas dicas:

- O açafrão e a cúrcuma são especiarias que possuem curcuminoides, composto que trabalha no organismo com ação anti-inflamatória e anti-idade;
- As frutas cítricas como o limão e a laranja possuem vitamina C e biofavonoides, poderosos nutrientes que aumentam o tônus das veias, além de favorecer a microcirculação;
- As frutas vermelhas, como morangos e uvas, possuem protoantocianidina, uma substância importante para o organismo que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos e melhora a circulação;
.
- A linhaça é um cereal com uma excelente fonte de ômega-3, um anti-inflamatório natural que auxilia na regulação hormonal. Ela também possui uma boa quantidade de fibras que ajudam a melhorar o sistema digestivo e dimiuir as celulites;
Peixes como o salmão e sardinha também são fontes de ômega-3.
O ômega-3 é uma gordura muito essencial para o corpo devido aos seus diversos benefícios. 

Proteínas são macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. As proteínas estão presentes em todos os seres vivos e participam em praticamente todos os processos celulares, desempenhando um vasto conjunto de funções no organismo, como a replicação de ADN, a resposta a estimulos e o transporte de moléculas. Muitas proteínas são enzimas que catalisam reações bioquímicas vitais para o metabolismo. As proteínas têm também funções estruturais ou mecânicas, como é o caso da actina e damiosina nos músculos e das proteínas no citoesqueleto, as quais formam um sistema de andaimes que mantém a forma celular. Outras proteínas são importantes na sinalização celular, resposta imunitária e no ciclo celular. As proteínas diferem entre si fundamentalmente na sua sequência de aminoácidos, que é determinada pela sua sequencia genetica e que geralmente provoca o seu enovelamento numa estrutura tridimensional específica que determina a sua atividade.
Ao contrário das plantas, os animais não conseguem sintetizar todos os aminoácidos de que necessitam para viver. Os aminoácidos que o organismo não é capaz de sintetizar por si próprio são denominados aminoácidos essenciais e devem ser obtidos pelo consumo de alimentos que contenham proteínas, as quais são transformadas em aminoácidos durante a digestão. As proteínas podem ser encontradas numa ampla variedade de alimentos de origem animal e vegetal. A carne, os ovos, o leite, e o peixe são fontes de proteínas completas. Entre as principais fontes vegetais ricas em proteína estão os legumes, principalmente o feijão, as lentilhas, a soja ou o grão-de-bico. A grande maioria dos aminoácidos está disponível na dieta humana, pelo que uma pessoa saudável com uma dieta equilibrada raramente necessita de suplementos de proteínas. A necessidade é também maior em atletas ou durante a infância, gravidez, ou amamentação, ou quando o corpo se encontra em recuperação de um trauma ou de uma operação. Quando o corpo não recebe as quantidades de proteínas necessárias verifica-se insuficiência e desnurição proteica, a qual pode provocar uma série de doenças, entre as quais atraso no desenvolvimento em crianças ou kwashiorkor.

Uma proteína contém pelo menos uma cadeia polimérica linear derivada da condensação de aminoácidos, ou polipepideo. Os resíduos individuais de aminoácidos estão unidos entre si através de ligações peptídicas. A seuqnecia dos resíduos de aminoácidos em cada proteína é definida pela sequencia de um gene, a qual está codificada no código genético. Durante ou após o processo de síntese, os resíduos de uma proteína são muitas vezes alterados quimicamente através de modificação pós-traducional, a qual modifica as propriedades físicas e químicas das proteínas, o seu enovelamento, estabilidade, atividade e, por fim, a sua função. Nalguns casos as proteínas têm anexados grupos não peptídicos, os quais são denominados cofatores ou grupos prostéticos. As proteínas podem também trabalhar em conjunto para desempenhar determinada função, agrupando-se em complexos proteicos. As proteínas podem ser purificadas a partir de outros componentes celulares recorrendo a diversas técnicas, como a precipitação, ultracentrifugação, eletrofoerese e cromatografia. Entre os métodos usados para estudar a estrutura e funções das proteínas estão a imuno-histoquimica, mutagénese sitio-dirigida, ressonância magnética nuclear e espectrometria de massa.

As proteínas são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, podendo ser encontradas em todas as estruturas do nosso corpo. Essas substâncias são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, e embora o nosso organismo precise desses vinte tipos para produzir as proteínas do nosso corpo, ele não consegue produzir alguns deles, sendo necessário então buscá-los nos alimentos. 
Os principais alimentos que contêm todos os aminoácidos de que nosso corpo precisa são: 
carne, leite, queijos e outros alimentos de origem animal.





Nossas principais fontes alimentares de aminoácidos são os alimentos de origem animal.
É importante ressaltar que sem os aminoácidos não há formação de proteínas, e sem proteínas o nosso corpo não funciona adequadamente.
A hemoglobina encontrada em nossas hemácias (células do sangue) é uma proteína que tem a função de levar o oxigênio para todas as partes do nosso corpo. Além disso, a hemoglobina também atua no transporte de nutrientes para todas as células do corpo e recolhe todo o material descartado por elas, para serem eliminados.
A queratina, presente em nossas unhas e cabelos, também é uma proteína, assim como a clara encontrada no ovo. As enzimas, que participam de milhares de reações em nosso organismo, também são proteínas, e sem elas definitivamente a vida não seria possível.
Um exemplo de uma reação onde as enzimas atuam é na digestão dos alimentos. Assim que colocamos o alimento na boca ele já começa a ser digerido por uma enzima encontrada na nossa saliva, chamada de amilase salivar. À medida que o alimento avança, ele vai sofrendo a ação de outras enzimas, que fazem a digestão dos alimentos.

Em nosso corpo várias estruturas são formadas por proteínas
Como já dissemos anteriormente, as proteínas podem ser encontradas em vários produtos de origem animal, e como sabemos, elas são importantíssimas para o funcionamento do nosso organismo.
Por Paula Louredo -Graduada em Biologia

Alimentos ricos em proteínas
Tatiana Zanin (Nutricionista)
Os alimentos mais ricos em proteína são de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurtes, e os de origem vegetal como ervilhas e soja, sendo que as proteínas de origem animal são mais completas do que os de origem vegetal.
A alimentação rica em proteína ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, mas o consumo dos alimentos ricos em proteína de origem vegetal é muito importante para quem é vegetariano porque estes alimentos garantem o crescimento dos tecidos, cabelos e unhas.



ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNA VEGETAL
são as leguminosas como feijão, grão, favas, lentilhas, ervilhas e cereais como o arroz, por exemplo. No entanto, estes precisam ser combinados para que a união dos aminoácidos forme proteínas de boa qualidade, como nos exemplos que citamos a seguir:
Arroz e o feijão (qualquer tipo);
Ervilhas e milhete;
Lentilhas e trigo sarraceno;
Quinoa e milho;
Arroz integral e ervilhas vermelhas.

O consumo de proteínas é importante após o treino para evitar lesões e ajudar os músculos a recuperar melhor, além disso as proteínas ajudam na formação do tecido muscular e por isso é importante comer alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular.

Dieta da proteína ou hiperproteica
Na dieta hiperproteica deve-se comer 1,5 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia, sendo uma boa estratégia para aumentar a massa muscular e definir o corpo, especialmente quando é acompanhada de exercícios para hipertrofia muscular.
Veja como fazer a DIETA DE PROTEINA e o treino de hipertrofia para ganhar massa muscular e melhorar o contorno corporal.
Alimentos ricos em proteína magra
Os alimentos ricos em proteína magra são aqueles que são ricos em proteína e que têm baixa quantidade de gordura, como por exemplo:
Alimentos ricos em proteína de origem vegetal como feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas.
Alimentos ricos em proteína de origem animal com pouca gordura como carne de frango e peru sem pele, clara de ovo e peixes magros como a pescada.
Cada grama de proteína tem 4 calorias enquanto a gordura tem 9 calorias por isso é importante escolher alimentos ricos em proteína e pobre em lípidos para uma alimentação saudável e para diminuir a quantidade de gordura no corpo.


Os nomes carboidratos, lipídios e proteínas 
explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água.

Carboidratos são excesso de gordura em uma comida ou em qualquer outra coisa que ali esteja . O nome "carboidrato" se refere a carbo_ Significa carbono e idrato_ significa a desidratação de um alimento ou outra coisa.Desde que a pessoa venha a comer esses alimentos fica com outros problemas de coração, oque pode aontecer até um infarto.

Lipidios são biomoléculas compostas por carbono,hidrogêneo e oxigêneo, fisicamente caracterizada de água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.

Proteínas são compostos de alto peso molecular. Compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (de 5.000 a 1.000.000 ou mais unidades de massa atômica). Sintetizados pelos organismos vivos através da condensação de um grande número de moléculas de alfaminoácidos.

Classificação: pode-se classificar as proteínas em três grupos:.  

- Proteínas simples - São também denominadas de homoproteínas e são constituídas, exclusivamente por aminoácidos. Em outras palavras, fornecem exclusivamente uma mistura de aminoácidos por hidrólise. Pode-se mencionar como exemplo:

     As Albuminas  
- São as de menor peso molecular
- São encontradas nos animais e vegetais.
- São solúveis na água.
Exemplos: albumina do plasma sangüíneo e da clara do ovo.

     As Globulinas
- Possuem um peso molecular um pouco mais elevado.
- São encontradas nos animais e vegetais
- São solúveis em água salgada.
Exemplos: anticorpos e fibrinogênio.

     As Escleroproteínas ou proteínas fibrosas
- Possuem peso molecular muito elevado.
- São exclusivas dos animais.
- São insolúveis na maioria dos solventes orgânicos.
Exemplos: colágeno, elastina e queratina.

As proteínas derivadas formam-se a partir de outras por desnaturação ou hidrólise. Pode-se citar como exemplos desse tipo de proteínas as proteoses e as peptonas, formadas durante a digestão.  

FUNÇÕES
.
Funções: as proteínas podem ser agrupadas em várias categorias de acordo com a sua função. De uma maneira geral, as proteínas desempenham nos seres vivos as seguintes funções: estrutural, enzimática, hormonal, de defesa, nutritivo, coagulação sangüínea e transporte.

     Função estrutural - participam da estrutura dos tecidos.
Exemplos:
- Colágeno: proteína de alta resistência, encontrada na pele, nas cartilagens, nos ossos e tendões.

- Actina o Miosina: proteínas contráteis, abundantes nos músculos, onde participam do mecanismo da contração muscular,

- Queratina: proteína impermeabilizante encontrada na pele, no cabelo e nas unhas, Evita a dessecação, a que contribui para a adaptação do animal à vida terrestre.

- Albumina: proteína mais abundante do sangue, relacionada com a regulação osmótica e com a viscosidade do plasma (porção líquida do sangue),

     Função enzimática - toda enzima é uma proteína. As enzimas são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas. Dentre as proteínas com função enzimática podemos citar, como exemplo, as lipases - enzimas que transformam os lipídios em sua unidades constituintes, como os ácidos graxos e glicerol.

     Função hormonal - muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica. Resumidamente, podemos caracterizar os hormônios como substãncias elaboradas pelas glândulas endócrinas e que, uma vez lançadas no sangue, vão estimular ou inibir a atividade de certos órgãos. É o caso do insulina, hormônio produzido no pâncreas e que se relaciona com e manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue).

     Função de defesa - existem células no organismo capazes de "reconhecer" proteínas "estranhas" que são chamadas de antígenos. Na presença dos antígenos o organismo produz proteínas de defesa, denominados anticorpos. 0 anticorpo combina-se, quimicamente, com o antígeno, do maneira a neutralizar seu efeito. A reação antígeno-anticorpo é altamente específica, o que significa que um determinado anticorpo neutraliza apenas o antígeno responsável pela sua formação.
     Os anticorpos são produzidos por certas células de corpo (como os linfócitos, um dos tipos de glóbulo branco do sangue). São proteínas denominadas gamaglobulinas.

     Função nutritiva - as proteínas servem como fontes de aminoácidos, incluindo os essenciais requeridos pelo homem e outros animais. Esses aminoácidos podem, ainda, ser oxidados como fonte de energia no mecanismo respiratório. Nos ovos de muitos animais (como os das aves) o vitelo, material que se presta à nutrição do embrião, é particularmente rico em proteínas.

     Coagulação sangüínea - vários são os fatores da coagulação que possuem natureza protéica, como por exemplo: fibrinogênio, globulina anti-hemofílica, etc...

     Transporte - pode-se citar como exemplo a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. 

http://www.lavioletera.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário